Browsing by Issue Date, starting with "2023-03-31"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- O setor empresarial e a transformação digitalPublication . Sousa, Russell Michael; Vieira, José António CabralO presente relatório de estágio tem como objetivo a obtenção do grau de Mestre em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Gestão de Recursos Humanos, na Universidade dos Açores e refere-se a um estágio realizado entre 1 de outubro de 2021 a 30 de junho de 2022, na Direção Regional da Ciência e Transição Digital, do Governo Regional dos Açores. O relatório incide, numa primeira fase, a descrição da entidade onde o estágio se realizou. Numa segunda fase, segue-se uma revisão de literatura sobre a transformação digital e a importância desta, que vantagens surgem através da mesma e como esta deve ser implementada. Posteriormente, no decorrer do relatório, serão abordados igualmente as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, os projetos onde o estagiário se inseriu, e de que forma foram úteis as competências adquiridas na Universidade dos Açores.
- Technostress e estratégias de coping adotadas em colaboradores em regime de teletrabalhoPublication . Bento, Júlia Moniz; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Silva, Osvaldo Dias LopesDurante a pandemia da covid-19, muitas organizações e os respetivos colaboradores foram afetados e colocados à prova, uma vez que tiveram que se adaptar ao teletrabalho, o que poderá ter contribuído para o technostress, ou seja, o stress associado a rápidas alterações na tecnologia. Esta investigação tem como propósito compreender os níveis de technostress dos colaboradores do setor público que estiveram em regime de teletrabalho durante a pandemia, bem como as estratégias de coping utilizadas para a mitigação dos seus efeitos e o eventual impacto sobre a satisfação laboral dos mesmos. Pretende-se, ainda, aferir a influência das variáveis sociodemográficas (género, faixa etária e habilitações literárias) nas competências tecnológicas, no technostress (tecnoinvasão, tecnocomplexidade, tecnossobrecarga, tecnoincerteza e tecnoinsegurança), nas estratégias de coping (individual e organizacional) e na satisfação laboral. Para este efeito, foi realizado um questionário a 407 colaboradores do setor público das Regiões Autónomas dos Açores e Madeira, recorrendo-se a uma abordagem quantitativa para testar as relações entre as variáveis. Concluiu-se que o teletrabalho, durante a pandemia, não fez com que os colaboradores inquiridos tivessem altos níveis de technostress, como também não fez baixar os níveis de satisfação laboral. O technostress e as estratégias de coping organizacionais influenciam a satisfação laboral do colaborador. Existem diferenças significativas entre homens e mulheres, sendo que os homens tendem a reportar mais que as estratégias de “envolvimento tecnológico” têm um impacto negativo na tecnoinvasão e na tecnossobrecarga, como também a tecnoinvasão tem um impacto negativo na satisfação laboral. Quanto à idade, a estratégia de “envolvimento tecnológico” tem um impacto negativo na tecnoincerteza e na tecnoinsegurança, sendo significativamente mais forte nos inquiridos do grupo etário dos 46 aos 66 anos, enquanto no grupo dos 26 aos 45 anos a estratégia de “envolvimento tecnológico” tem um impacto positivo significativamente mais forte na satisfação laboral. Quanto às habilitações literárias, as estratégias de “não envolvimento mental” têm impacto positivo na satisfação laboral, sendo significativamente mais forte nos inquiridos com o ensino secundário ou menos.
- Pollen morphology of the endemic genera of the Madeira archipelago, PortugalPublication . Esposito, Fabiana; Morgado, L.N.; Nunes, Telmo; Rego, Carla José Azevedo; Fernandes, Francisco; Boieiro, MárioABSTRACT: This study presents the first palynological characterisation of the five endemic plant genera of the Madeira archipelago: Chamaemeles Lindl, Melanoselinum Hoffm., Monizia Lowe, Musschia Dumort and Sinapidendron Lowe. Pollen grain morphology of ten endemic species was studied using light and scanning electron microscopy techniques. The size and shape of pollen grains, the polar axis, the equatorial diameter, and the exine ornamentation were measured and described. We found that the pollen grains of the five endemic genera are all medium-size monads. The close relative apiaceous Melanoselinum and Monizia differ in polar (P) and equatorial (E) diameter size and exine ornamentation while Sinapidendron species show differences in P, E, and P/E ratios. The pollen grains of the two Musschia species are very similar to each other, but differ in morphology and ornamentation from the Macaronesian endemic bellflowers Azorina vidalii and Canarina canariensis. This study unveiled differences between the endemic taxa and with their close related species, thus providing support to previous taxonomic findings.