Browsing by Issue Date, starting with "2021-12-10"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Dos palcos da escola para os palcos da vida : a expressão dramática em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Medeiros, Carolina Miranda Pereira; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente Relatório tem como principal propósito apresentar, analisar e refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito das unidades curriculares de Estágios Pedagógicos I e II, no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, os quais fazem parte do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores. Para além destas práticas pedagógicas, paralelamente à nossa análise e reflexão acerca práticas pedagógicas desenvolvidas, debruçamo-nos num tema que é pouco abordado, considerando que este deve ser valorizado, apostamos na área da Expressão Dramática. Nesta linha de pensamento, intitulamos o presente Relatório de Dos palcos da Escola para os palcos da vida: A Expressão Dramática em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.o Ciclo do Ensino Básico. De forma a enriquecer e desenvolver as nossas reflexões, apresentamos também um estudo empírico, no qual procuramos compreender as principais perceções e preocupações dos Educadores de Infância e dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, acerca do papel das Expressões Artísticas no geral, como também do lugar do Jogo Dramático/Teatro e da Expressão Dramática nas suas práticas pedagógicas diárias. Para a realização deste estudo, procedemos à aplicação de um inquérito por questionário que foi bem recebido pelos Educadores/Professores da Região Autónoma dos Açores e da região de Portugal Continental, sendo que obtivemos uma amostra final de 250 inquiridos. Para além deste instrumento de recolha de dados, também recorremos à análise documental, nomeadamente das nossas planificações e avaliações. Concluímos que a Expressão Dramática é uma área de Expressão que nos apresenta um mundo rico em potencialidades, as quais não devemos desvalorizar. Vimos também que esta área já é trabalhada pela criança, mesmo que de forma indireta, logo após o seu nascimento. Neste mesmo sentido, o educador/professor deve ter a preocupação de explorar os mais variados conteúdos explorados nesta área, de forma que consigamos, todos juntos, mudar a ideia de que esta área é dispensável e desnecessária. A Expressão Dramática é sim a área que mais ajuda a criança a conhecer-se e a si e aos outros.
- Gatos pretos, berlindes e barrasPublication . Teixeira, Ricardo CunhaA resolução de problemas com recurso a ferramentas matemáticas pode constituir um desafio altamente motivador. Desafia-se o leitor a experienciar “o prazer da descoberta” na resolução de problemas, com recurso ao modelo de barras, uma ferramenta eficaz de apoio à resolução de problemas, que começou por ser implementada nas escolas de Singapura, sendo atualmente aplicada em muitas partes do Mundo, incluindo na Região Autónoma dos Açores, onde foi introduzida por intermédio das oficinas "Matemática Passo a Passo" direcionadas aos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico. Neste texto, exemplificam-se os esquemas mais comuns.
