Browsing by Issue Date, starting with "2021-04-06"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Marketing digital em eventos desportivos : uma análise à Fórmula 1Publication . Sousa, João Manuel Figueiredo; Tiago, Flávio BorgesO mundo avança num ritmo cada vez rápido, onde proliferam as descobertas e surgem constantemente novas tendências. A relação entre as marcas e os consumidores tornou-se cada vez mais numa interação dinâmica, sendo que grande parte dessa mesma interação ocorre nos meios digitais, nomeadamente através das redes sociais. Estas tornaram-se numa das principais formas de fidelização do consumidor, que cada vez mais sente maior afinidade. O marketing digital conquistou um espaço central na estratégia de qualquer organização orientada para o consumidor. No desporto isto não é uma exceção, sendo cada vez mais recorrente o uso das redes sociais como principal canal de comunicação entre as marcas e os atletas com os seus fãs. Apesar das evidências dos ganhos relacionais da utilização das redes sociais, nem todos os desportos têm explorado esta forma de interação com os fãs ou a sua utilização é muito recente, como acontece com a Fórmula 1. O presente estudo procura analisar no mundo da Fórmula 1 esta dinâmica comunicacional, estudando a interação com os fãs à geração de conteúdo através das redes sociais, nomeadamente o Facebook, o Instagram e o Twitter, da própria organização, das equipas e de uma seleção dos seus respetivos pilotos. Os resultados obtidos sugerem que a rede social onde são colocados mais conteúdos - Twitter, não é aquele que conta com um maior número de seguidores. O Instagram foi, das redes sociais, aquele onde se verificou um maior nível de interação em relação às restantes, apesar de não ser a rede social com o maior número de seguidores. As evidências também sugerem um impacto da Covid19 ao nível da interação dos seguidores com as páginas e do número de seguidores.