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- O espaço pedagógico no processo comunicacional em contexto Pré-escolar e 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Ben-David, Hugo Correia; Castanho, Maria da Graça BorgesO presente relatório de estágio enquadra-se na realização do Mestrado em Educação do Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores, e teve por base as práticas pedagógicas concretizadas nas unidades curriculares Estágio Pedagógico I e II. A presença da comunicação em todas as sociedades, como base das interações humanas, é um paradigma que nos remete para a necessidade intrínseca de promover o seu desenvolvimento de forma integral na criança. Naturalmente, esta realidade está inerente à dimensão social da aprendizagem, revelando, assim, a importância da realização deste estudo, como contributo para a compreensão da importância que os espaços escolares, nomeadamente as salas de aula, têm na promoção das competências comunicacionais. Em conformidade, a escolha do tema, prendeu-se com o facto de nutrirmos interesse pela organização do espaço de sala de aula e por consideramos que este tem um papel fulcral no processo de ensino-aprendizagem, especificamente, no desenvolvimento da comunicação das crianças. Por conseguinte, para a elaboração deste relatório foi escolhida, especificamente, a temática “O espaço pedagógico no processo comunicacional em contexto Pré-escolar e 1.º Ciclo do Ensino Básico”, para ser explorada e analisada numa componente prática, ao longo dos estágios, e numa componente investigativa, através do estudo empírico. Nessa linha, enveredamos por uma abordagem investigativa de natureza descritiva, que nos permitisse conhecer as conceções dos participantes sobre este tema. Esta investigação contou com a participação de 10 educadores de infância e 10 professores do 1.º Ciclo e teve por base os seguintes objetivos: conhecer a relevância que os educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico atribuem à organização do ambiente de sala de aula para o desenvolvimento da comunicação nos alunos; descobrir aspetos que potencializam ou constrangem o desenvolvimento da comunicação; entender quais os procedimentos e estratégias promotores da oralidade, da leitura e da escrita; e identificar quais os procedimentos na organização do espaço na implementação das múltiplas áreas das expressões. Com a nossa investigação, constatamos que a maioria dos docentes e educadores de infância segue a linha orientadora deste autor, o que lhes permite ter consciência da influência do espaço na promoção da comunicação. Para além disso, comprovamos que os educadores e professores consideram que a forma como o espaço se encontra organizado influencia o desenrolar das diversas atividades nele implementadas, bem como no modo como as crianças se relacionam entre si e com o educador ou professor. Mediante o tipo de relação existente entre alunos e entre os alunos e o professor, o processo ensino-aprendizagem pode ser potencializado.