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- Imagem de marca online : uma análise no contexto hoteleiroPublication . Arruda, Carolina Calouro; Tiago, Flávio Borges; Tiago, Maria Teresa BorgesA Internet desempenha um papel de extrema importância, aproximando os players do turismo para o marketing individual. A Web não só oferece às empresas a capacidade de manter uma comunicação constante e instantânea com cada cliente, como também providencia todas as condições para que este partilhe o seu feedback e a sua experiência. Neste sentido, a construção da personalidade da marca deixa de ser da única e exclusiva responsabilidade das empresas e passa a contar com os contributos dos clientes, através da partilha de experiências e o conteúdo gerado em plataformas online de avaliação e de classificação. Assim, a imagem online dos produtos e serviços turísticos está permanentemente em construção, fruto da criação empresarial e da imagem projetada pelos clientes. Para melhor se compreender o alinhamento entre a comunicação institucional e a com origem nos turistas, desenvolveu-se o presente trabalho. Este é um estudo de natureza exploratória, pretendendo-se destacar os traços de personalidade da marca da hotelaria na Região Autónoma dos Açores (RAA), e que tem como objetivo perceber a influência e as implicações que a imagem online cocriada pelos utilizadores tem para o destino Açores e em particular para a hotelaria da região. Para avaliação de conteúdo online, o estudo recorre a duas das plataformas mais reconhecidas a nível internacional - a Booking.com e a TripAdvisor. Sustenta-se no modelo da personalidade de marca de Aaker, baseando-se no conceito de que a personalidade de uma marca pode ser caracterizada por cinco dimensões: competência, entusiasmo, robustez, sinceridade e sofisticação. Os resultados sugerem que a personalidade da marca da hotelaria da RAA é caracterizada pela dimensão da Sinceridade, independentemente da plataforma, da categoria e da localização do hotel.