Browsing by Issue Date, starting with "2019-07"
Now showing 1 - 10 of 10
Results Per Page
Sort Options
- Questões de identidade insular nas ilhas da Macaronésia : livro de resumosPublication . Chaves, Duarte Nuno, coord.O Colóquio «Questões de Identidade Insular nas Ilhas da Macaronésia» ocorre na sequência da parceria mantida pelo CHAM e a Santa Casa da Misericórdia das Velas (MV), havendo resultado desta cooperação a concretização, desde 2011, de vários eventos culturais e científicos efectuados, usualmente, na ilha de S. Jorge, e de forma pontual em outras ilhas do arquipélago dos Açores, como acontece na presente edição com actividades paralelas a realizar nas ilhas de S. Miguel e da Graciosa. Para 2019 e no seguimento destas reuniões científicas, o CHAM, em cooperação com o Centro de Estudos de História do Atlântico, Misericórdia das Velas, Museu da Graciosa e a Casa da Madeira nos Açores, lançaram o repto a um conjunto de investigadores na área das Ciências Sociais e Humanas, para que se reunissem nas ilhas de S. Miguel, Graciosa e S. Jorge, durante o mês de Julho, de 2019, no sentido “cruzar” a produção de conhecimento científico sobre o espaço geográfico da Macaronésia, de modo contribuir para o estudo das similaridades existentes entre os arquipélagos de Cabo Verde, Canárias, Madeira e Açores, estabelecendo, assim, diálogos em torno das questões de identidade insular nestas ilhas, através dos seus laços históricos, das suas afinidades geográficas e da própria identidade cultural que une estas regiões insulares, compostas por um total de 28 ilhas habitadas, extensível à Europa e a África. Esperase que o encontro reúna comunicações que reflictam a realidade arquipelágica, organizadas em quatro painéis temáticos: «O Turismo e os impactos na dinâmica cultural dos insulares»; «Do povoamento das ilhas à construção de uma identidade insular»; «As tradições associadas à música e às expressões orais, enquanto elemento identitário dos ilhéus»; «O papel do património museológico e arquivístico na preservação da memória arquipelágica»
- Síndrome de Burnout : um estudo comparativo entre profissionais de saúde e outros profissionaisPublication . Sousa, Beatriz Teixeira de Fontes; Faria, Sandra Dias; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraOs problemas relacionados com a saúde mental dos profissionais são, indubitavelmente, uma realidade preocupante nos dias de hoje. A Síndrome de Burnout tem repercussões negativas, tanto para os indivíduos que sofrem com ela, como para as instituições onde os mesmos desempenham funções. Esta investigação objetivou verificar quais os profissionais (indivíduos com profissões de prestação de cuidados e sem prestação de cuidados) que apresentam níveis mais elevados nas três dimensões do burnout; compreender quais as características sociodemográficas e profissionais dos inquiridos que influenciam o surgimento do burnout; e, por fim, verificar se as dimensões da satisfação com o trabalho influenciam o aparecimento do burnout nestes profissionais. Para tal, recorreu-se ao método quantitativo, através de inquérito por questionário, para a recolha dos dados. Foram aplicados 122 inquéritos, sendo que 61 inquiridos têm profissões com prestação de cuidados (e.g. médicos e enfermeiros) e os outros 61 são inquiridos sem profissões de prestação de cuidados (e.g. engenheiros, informáticos, técnicos de contabilidade e recursos humanos, entre outros). Com os resultados obtidos, concluiu-se que não existem diferenças significativas entre os dois grupos estudados, sendo que o facto de exercer profissões com prestação de cuidados não é um fator determinante para o desenvolvimento da síndrome. Concluiu-se, também, que apenas o género, a prática de atividades de lazer e o tipo de contrato de trabalho mostraram influenciar o surgimento do burnout. Por fim, verificou-se uma correlação negativa entre a satisfação com o trabalho e o burnout.
- Definição de metodologia de gestão do património geológico : aplicação ao arquipélago dos AçoresPublication . Lima, Eva Melo Cunha de Almeida; Nunes, João Carlos; Brilha, José Bernardo Rodrigues; Calado, Helena Maria Gregório PinaO arquipélago dos Açores, com um enquadramento geodinâmico singular e importante património geológico, tem nas suas paisagens vulcânicas o principal palco de desenvolvimento socioeconómico, quer do quotidiano dos seus habitantes, quer como local idílico e cada vez mais apetecível para turistas. Dada a sua condição geográfica, com territórios exíguos, ricos em recursos naturais, mas frágeis e vulneráveis a mudanças globais e antrópicas, torna-se, então, necessária a integração harmoniosa das políticas de conservação da natureza e de planeamento ambiental, contribuindo para uma gestão racional dos seus recursos. Este é um processo complexo, pois atende a caraterísticas naturais, abordadas de uma perspetiva científica, e a aspetos legais, culturais, económicos, educacionais e recreativos. O presente trabalho de doutoramento pretende dar resposta a uma lacuna existente no domínio da geoconservação, ao nível do estabelecimento de princípios e diretrizes para a gestão do património geológico, tendo em conta a diversidade dos geossítios e a variedade de ameaças que enfrenta. Estando estabelecidas as primeiras etapas de geoconservação, nomeadamente a inventariação, caracterização e avaliação dos geossítios, estão criadas as bases para a sua gestão. Urge passar-se à ação que, para ser eficaz, deve envolver diversos intervenientes no território. Assim, estabelece-se uma estratégia de monitorização dos geossítios, como forma de averiguar a sua qualidade, uso e evolução; e a análise funcional ambiental como ferramenta de apoio à decisão para a sua gestão. Esta é a base proposta para a gestão do património geológico dos Açores, que deve ser aplicada diferenciadamente a várias escalas. Com a implementação do Geoparque Açores, Geoparque Mundial da UNESCO, e com a crescente demanda turística no arquipélago, importa agir proativamente, para manter a qualidade dos geossítios do arquipélago, afinal parte do nosso património natural científico, popular e cultural. Traçam-se algumas medidas para o futuro, mas que necessitam da sua aplicação hoje!
- Joaninhas dos Açores um projeto de Ciência Cidadã na RegiãoPublication . Calado, Hugo Renato[…]. Foi neste âmbito que surgiu o projeto “Ciência Cidadã nos Açores: o uso de joaninhas (Coleoptera: Coccinellidae) como espécies-modelo”. O objetivo principal do projeto e a distribuição das diversas espécies de joaninhas existentes nos Açores, bem como assegurar um sistema de aviso para o caso de alguma espécie com potencial invasor chegar a Região. A escolha das joaninhas, como espécie-modelo, partiu do princípio de que estas criam elevada empatia com público em geral, sendo facilmente reconhecidas entre os diversos insetos. Estas pertencem à ordem Coleoptera (Insecta), família Coccinellidae, cujas duas principais características são a presença de um par de asas (anteriores) modificadas, enrijecidas e designadas de élitros, que se encontram e formam uma linha central, cobrindo o abdómen, protegendo um segundo par de asas (posteriores), utilizadas para o voo. Por sua vez, o aparelho bucal serve para mastigar, em vez de ser utilizado para sucção. […].
- Crise dos refugiados : a proposta da União Europeia e o papel de PortugalPublication . Corvelo, Daniela Oliveira; Miúdo, Berta PimentelO objetivo deste trabalho, numa primeira parte, é demonstrar como foi a evolução do conceito de refugiado, assim como quais são os requisitos necessários para obter o estatuto de refugiado, algo que foi sendo alterado ao longo do século XX. Por outro lado, pretende-se explicitar os instrumentos legais criados para o efeito, de modo a responder aos desafios que iam sendo colocados e, por fim, explicar quais as razões que levaram à comummente chamada crise atual dos refugiados, sobretudo a Primavera Árabe e o crescimento do Estado Islâmico (ISIS). Numa segunda parte, pretende-se explanar como tem sido a ação da União Europeia e dos seus Estados-membros na resolução deste problema, também quais os mecanismos que têm sido utilizados. Na última parte da dissertação, analisa-se o caso particular de Portugal e a intervenção do nosso país na resolução desta crise humanitária.
- Os gráficos no apoio à tomada de decisões e à disseminação de informações estatísticasPublication . Sousa, ÁureaAs tecnologias da informação e comunicação possibilitam a recolha e o armazenamento (automático ou não) de dados, por vezes em tempo real, assim como a produção, cada vez mais frequente, de conteúdos digitais. Atualmente, muitas instituições, públicas e privadas, possuem bases de dados, […]. Porém, para que possam ser extraídos conhecimentos úteis a partir destes dados, é necessário que estes sejam analisados e resumidos mediante a aplicação de métodos estatísticos apropriados. Neste contexto, têm surgido novos métodos de análise de dados, incluindo algumas representações gráficas, por vezes interativas. […]. Na realidade, os gráficos são cada vez mais utilizados pelos estudantes, gestores, investigadores, meios de comunicação social e pelas instituições governamentais, para a apresentação de informações estatísticas e apoio à tomada de decisões informadas. [...].
- Avaliação do sistema hidrográfico do Graben das LagesPublication . Pimentel, César Miguel Meneses; Rodrigues, Francisco Cota; Elias, Rui Miguel Pires Bento da SilvaO Graben das Lajes é uma depressão tectónica, localiza-se na vertente NE do vulcão dos Cinco Picos, entre a escarpa das falhas das Fontinhas a SW e de Santiago a NE. Do ponto de vista hidrogeológico esta zona está associada ao troço mais oriental do aquífero de base da ilha Terceira, recarregado, em grande parte, nas zonas centrais da ilha onde a precipitação é mais elevada. Para além do aquífero basal o Graben das Lajes comporta duas massas de água subterrâneas suspensas localizadas a profundidades distintas. Na zona litoral SW do Graben das Lajes existem três zonas lagunares associadas a descargas das massas de água acima referidas – os pauis da Praia da Vitória, Belo Jardim e Pedreira do Cabo da Praia. Estas massas de água superficiais têm particular importância ecológica, dada a sua grande biodiversidade. No sentido de conhecer com detalhe esta zona a nível hidrológico, o presente trabalho tem como objetivo: determinar o sentido do fluxo hídrico nos aquíferos suspensos e de base; compreender os processos de recarga, circulação e descarga, e a influência que a tectónica tem nestes processos; avaliar qualitativamente a água basal dos furos de captação para consumo humano e da água superficial dos três pauis; e por fim determinar o estado trófico dos Pauis da Praia da Vitória, Belo Jardim e Pedreira do Cabo da Praia. A metodologia seguida neste trabalho comportou um inventário detalhado de pontos de água, medições de níveis hidrostáticos nos furos e poços e uma avaliação qualitativa da água do aquífero basal, a montante, com base em dados de furos de captação fornecidos pela empresa Praia Ambiente, e a jusante, nos próprios pauis, utilizando-se elementos cedidos pelo Projeto LIFE CWR. Utilizou-se como referência qualitativa a legislação portuguesa em vigor para os parâmetros de qualidade de água. Nos casos em que esta é omissa seguiram-se as normas aplicadas no Canada e Holanda. Na determinação do estado trófico nos três pauis utilizaram-se dados da concentração de fósforo total e foram aplicados dois índices, o índice do estado trófico de Carlson (1977) modificado por Toledo (1983) e o de Lamparelli (2004). No seguimento do estudo do sentido do fluxo hídrico, admite-se a existência de uma subdivisão do Graben da Lajes em três plataformas distintas, a plataforma das Fontinhas, a plataforma das Lajes e a plataforma do Juncal, considerou-se que estas falhas que dividem estas plataformas são parcialmente impermeáveis, tendo um papel fundamental na direção do fluxo. A impermeabilidade das falhas tectónicas muda a direção do fluxo dentro da zona, contrariando o fluxo radial admitido para regiões insulares. Na análise qualitativa da água para consumo humano registaram-se duas concentrações acima dos valores paramétricos legais nacionais e estrangeiros: manganês e hidrocarbonetos, ambas no furo do Areeiro. Qualitativamente, a água dos três pauis, encontra-se em conformidade com a legislação utilizada como referência, sendo registada apenas uma concentração de arsénio, cádmio e chumbo acima destes valores. Quando aplicados os índices tróficos aos três pauis, concluiu-se que todos se encontravam eutrofizados em 2016 e 2017. O fósforo nos três pauis terá proveniências diferentes das descritas na literatura, chegando principalmente por via subterrânea aos corpos de água e não por escoamento superficial como acontece em lagos com caraterísticas semelhantes.
- Cadastro da rede de distribuição de água da cidade da Horta e previsão da evolução da população turística : contributos para a gestão de águaPublication . Silva, Paulo Miguel Melo Cristo; Rodrigues, António Félix Flores[…]. O cadastro de infraestruturas de abastecimento de água é fundamental para otimizar a distribuição deste recurso, a fim de evitar gastos desnecessários, quer económicos, quer do próprio recurso. Assim, o principal objetivo deste projecto passa por contribuir para a realização do cadastro da cidade da Horta e par de uma avaliação do impacto do crescimento turístico nas redes de distribuição de água. Neste sentido, procedeu-se a um levantamento de dados sobre o tipo de turismo que visita a ilha do Faial tendo como pressuposto que é prioritário o abastecimento da população residente. Para isso estudaram-se tendências para verificar o modo com a indústria turística evolui na ilha sem deixar de atender também à evolução da população local. O levantamento aqui realizado abrangeu também os gastos de água dos maiores consumidores na cidade da Horta, que se encontram relacionados diretamente com o turismo, nomeadamente os da área da restauração, alojamento local e hotelaria. Perante isto, foram identificados todos os locais de alojamento na ilha do Faial, assim como a sua capacidade (camas). Com os dados da ocupação turística do Faial, tendo em conta um histórico de sete anos, foi possível construir um modelo matemático que se baseia em parte no modelo do “World Tourism Trends and the Way Ahead (WYSETC)”, cujo máximo de crescimento turístico previsto é de 35%. Admitiu-se que esse crescimento corresponde ao pior impacto possível, em termos de consumos de água, que possa ser associado ao turismo no Faial. […].
- O betão por trás do microscópioPublication . Medeiros, Sara Maria TeixeiraO betão é um material de construção muito usado nas nossas casas, em edifícios e em obras de arte da engenharia civil, como as barragens, os viadutos, as pontes e os túneis. Durante décadas, a sua durabilidade foi considerada ilimitada, porém, na realidade, o betão pode deteriorar-se! Os diferentes processos que levam à deterioração do betão podem ser vários, tais como: (1) físicos e mecânicos, como por exemplo o gelo-degelo, a retração e o fogo, (2) químicos e biológicos, como a corrosão, reação álcalis-agregado, o ataque interno e externo por sulfatos, a carbonatação ou mesmo por ataque acido e, ainda, (3) outros por Acão sísmica ou acidental. Para identificar vários destes problemas de que o betão “padece”, é usado um microscópio ótico de polarização, complementado, muitas vezes, pelo microscópio eletrónico de varrimento e pela microssonda. O microscópio de polarização permite, através das propriedades óticas dos materiais, dar-nos uma série de informações importantes quando queremos avaliar a qualidade e a durabilidade do betão. […].
- Alojamento rural e a sua procura nos AçoresPublication . Câmara, Válter Manuel Tavares Moreira; Moniz, Ana Isabel Arruda; Mendes, Armando BritoO destino “Azores” é cada vez mais procurado, não só pela abertura do espaço aéreo a companhias de baixo custo, mas também pelas características paisagísticas, simpatia e acolhimento dos habitantes das nove ilhas. Este trabalho tem como objetivo, por um lado, caraterizar a procura nas unidades de turismo em espaço rural com o intuito de conhecer o perfil destes turistas e, por outro, descobrir quais os aspetos que são mais valorizados na escolha desta tipologia de alojamento. Pretende-se igualmente avaliar as perceções dos turistas quanto à qualidade do alojamento, atividades ao ar livre, impacto ambiental, e tratamento personalizado. Apura, ainda, o grau de satisfação obtido em relação à estadia no TER e em relação à experiência global de visita no destino. Sendo os Açores uma região turística que está na fase de crescimento, importa desenvolver estratégias de ajustamento da oferta à procura turística, desenvolvendo produtos que permitam maximizar a qualidade da experiência do consumidor e a respetiva satisfação com a visita, tendo em conta a sustentabilidade do destino. O destino de sucesso será aquele que conseguir desenvolver produtos turísticos à medida das preferências de determinados segmentos de mercado e comunicá-los adequadamente através de campanhas de marketing dirigidas para esses alvos.