Browsing by Issue Date, starting with "2019-03-21"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Branding vs perfomance-based advertising : opposing business models?Publication . Botelho, Ana Luísa Machado; Tiago, Maria Teresa BorgesO E-marketing – processo de marketing efetuado através da utilização de canais de media digitais – tomou o mundo dos media de assalto na última década. As empresas tiveram de mudar drasticamente para sobreviver, e reinventar-se para permanecerem competitivas no mercado global. Algumas encararam a mudança como uma oportunidade de crescimento e de extensão da marca nos canais online, infiltrando-se no quotidiano dos consumidores. Outras não se adaptaram à constante mutação do ecossistema empresarial. As que prevaleceram consolidaram a consciencialização da marca e nutriram relacionamentos com os consumidores mais facilmente que nunca. Aproveitaram ainda os meios digitais para aumentar rapidamente as suas vendas através de campanhas de publicidade baseadas no desempenho (performance). Campanhas unicamente focadas na otimização do ROI através do rastreamento da atividade online dos utilizadores. Adotaram uma mentalidade smart, tirando partido da tecnologia, para disfrutar de um relacionamento mais próximo com os consumidores. Dois tipos de publicidade paga prosperaram em redes sociais e motores de busca: branding e performance. Contudo, serão estes modelos verdadeiramente opostos? Esta tese procura responder a esta questão de um ponto de vista complementar, que é consolidado com a análise de um caso de estudo, onde a performance está ao serviço de uma típica campanha de branding.
- Coeficiente de correlação de Pearson e coeficiente de correlação de Spearman : o que medem e em que situações devem ser utilizados?Publication . Sousa, ÁureaA Estatística é uma ciência de carácter multidisciplinar e com diversas potencialidades nas mais diversas áreas científicas. Em muitos dessas áreas, o estudo do comportamento conjunto de pares de variáveis é preponderante, tentando-se perceber, por exemplo, como é que uma determinada variável varia em função de outra, […]. O comportamento conjunto de duas variáveis pode ser facilmente observado através de um diagrama de dispersão […]. A primeira representação gráfica bidimensional é atribuída a Francis Galton (1822 - 1911), […]. A associação entre duas variáveis quantitativas é preferencialmente expressa por um coeficiente de correlação. Neste artigo são elucidadas as situações em que o coeficiente de correlação de Pearson e o coeficiente de correlação de Spearman devem ser utilizados [...].
- Personalidade de marca de destinos geoturísticos : uma análise comparativaPublication . Correia, Pedro Henrique Soares; Tiago, Flávio BorgesUm dos tipos de turismo que tem crescido nos últimos anos é o turismo vulcânico e geotermal, integrado no geoturismo – um sub-nicho do turismo de natureza com um maior enfoque na geologia e nas paisagens. De forma a atrair potenciais visitantes, é cada vez mais importante que os destinos turísticos transmitam uma imagem e personalidade coerentes que ajudem a reduzir a diferença entre a expetativa e a experiência que os visitantes sentem quando fazem férias num determinado lugar. Tendo em conta que determinadas ferramentas online tornaram-se dominantes ao influenciar diretamente a escolha de destinos turísticos, a presente dissertação, de natureza exploratória, utiliza a análise qualitativa de conteúdos para realizar uma análise comparativa entre os atributos das personalidades de marca de três destinos com potencial geoturístico: Açores, Canárias e Islândia, tendo em consideração pesquisas realizadas online e utilizando como referência a Escala da Personalidade de Marca de Aaker (1997). No Capítulo I é feita uma breve abordagem ao tema e qual a sua relevância. De seguida, no Capítulo II, é apresentada a revisão bibliográfica da literatura dos conceitos. Por sua vez, no Capítulo III, é explicada a metodologia da investigação. No Capítulo IV é descrito o processo de recolha e tratamento dos dados. De seguida, no Capítulo V, são apresentados e discutidos os resultados. Por fim, no Capítulo VI, apresentam-se as conclusões do estudo, as implicações práticas, as limitações encontradas e sugestões futuras.