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- Aprender matemática através do estudo do meio na Educação do Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Andrade, Jéssica de Fátima Ferreira; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro; Martins, Maria do Carmo Carvalho Sousa da CunhaO presente relatório de estágio tem como foco a análise e fundamentação das práticas desenvolvidas em contexto de estágio, no âmbito das unidades curriculares de Estágios Pedagógicos I e II, inseridas no plano de estudos do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da responsabilidade da Universidade dos Açores. A decisão recaiu sobre o tema “Aprender Matemática através do Estudo do Meio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”, centrando o estudo no desenvolvimento de um processo de ensino-aprendizagem promotor da integração entre a Matemática e o Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio. Durante o percurso inerente aos Estágios Pedagógicos I e II, descrito neste relatório, procurou-se explorar a articulação entre a Matemática e o Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio, de forma a constituir um ambiente rico em aprendizagens significativas e contextualizado com a realidade das crianças. Apurou-se que, de acordo com o parecer dos documentos norteadores do ensino do Ministério da Educação e Ciência e dos muitos autores e investigadores, a integração curricular entre as áreas supramencionadas, pode atenuar o olhar de terror sobre a Matemática, uma vez que a sua importância e utilidade é explicitada através da contextualização próxima que o Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio lhe oferece. No final do relatório verificou-se o entusiasmo e a motivação com que as crianças encaravam as atividades Matemáticas, uma vez desmistificada a sua pertinência. Neste relatório, apresenta-se, primeiramente, uma fundamentação teórica, onde é analisado o perfil do profissional de Educação e, também, as duas áreas curriculares: a Matemática e o Conhecimento do Mundo/Estudo do Meio. Logo após, são exploradas as potencialidades desta integração e os meios para tal. Em seguida, expõem-se os procedimentos metodológicos adotados para a execução deste trabalho, a caracterização dos ambientes educativos onde decorreram os dois estágios e uma breve descrição da pedagogia de trabalho adotada. Segue-se a descrição e reflexão de algumas das atividades implementadas ao longo dos estágios. Por fim, são apresentadas as considerações finais.