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- A eficácia e melhoria das organizações escolares : apontamentos no contexto do Estágio Pedagógico na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Jarimba, Ivo Frias Nunes; Lima, Jorge Manuel Ávila de; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente relatório de estágio tem como principal finalidade refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito das unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II que se encontram integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico oferecido pela Faculdade de Ciências Socais e Humanas da Universidade dos Açores. Neste sentido, à luz das investigações sobre a eficácia e melhoria das organizações escolares, que nos demonstraram que os estabelecimentos de ensino e os seus profissionais têm influência sobre o sucesso dos alunos, procurámos, ao longo dos dois estágios, converter alguns dos ensinamentos desta área de investigação em práticas pedagógicas. Desta forma, as nossas reflexões giraram em torno do impacto dessas práticas nas aprendizagens dos alunos e das principais dificuldades que sentimos em alguns momentos ao desenvolvê-las. Para aprofundar e enriquecer as nossas reflexões, apresentamos paralelamente às mesmas os resultados de uma investigação que realizámos, na qual procurámos perceber como se manifestavam os fatores de eficácia na vida profissional dos educadores de infância e professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico das escolas públicas dos concelhos de Ponta Delgada e da Ribeira Grande, em São Miguel, na Região Autónoma dos Açores. O estudo desenvolveu-se segundo uma metodologia mista, sendo que entrevistámos dois educadores e dois professores e aplicámos um questionário a 419 educadores e professores dos concelhos acima referidos. Recorremos também à observação direta e à análise documental de alguns documentos que produzimos ao nível das práticas pedagógicas, tais como as planificações e as avaliações. Concluímos que as práticas pedagógicas que desenvolvemos no âmbito dos estudos sobre a eficácia das escolas influenciaram positivamente o desempenho dos nossos alunos. Na mesma linha, os educadores e professores inquiridos assumiram que tais práticas se afiguravam importantes para o sucesso das suas turmas. A investigação demonstrou, ainda, que nas escolas públicas dos concelhos de Ponta Delgada e da Ribeira Grande ocorrem alguns processos suscetíveis de terem impacto relevante no progresso dos alunos.