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- A excelência do brincar e jogar no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : uma análise em contexto de estágioPublication . Farias, Maria João Cordeiro Cabral; Condessa, IsabelO presente relatório de estágio insere-se no âmbito da formação de educadores e professores do 1.º Ciclo e reporta-se às atividades desenvolvidas durante os Estágios Pedagógicos I e II. Este documento abrange uma componente teórica, mas também uma análise sobre o trabalho prático realizado ao longo deste processo de formação no Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico, descrevendo a nossa ação na prática pedagógica e apresentando uma reflexão crítica e fundamentada, sobre algumas intervenções realizadas neste contexto, com especial destaque para as atividades sobre a temática deste relatório: A Excelência do Brincar e Jogar. Para compreendermos de que forma podemos motivar as crianças para aprender de uma forma natural e harmoniosa com o seu desenvolvimento, decidimos enveredar pela vertente lúdica do ensino-aprendizagem, a partir da análise do brincar e do jogar. Neste sentido, foi essencial realizar um estudo de caso, que estruturámos a partir da aplicação de uma entrevista a estagiários da (s) escola (s) do (s) estágio (s), com o intuito de saber em que medida, nesta fase de formação, recorreram às atividades lúdicas e ao jogo durante as suas práticas pedagógicas, tanto no pré-escolar como no 1.º ciclo. A partir da análise de conteúdo pudemos confirmar a utilização do lúdico nas práticas, como um recurso privilegiado e potencializador, embora os testemunhos tenham sido claros que na educação pré-escolar esse recurso acontece de uma forma muito mais frequente e numa perspetiva globalizadora; enquanto, no 1.º ciclo, a utilização de estratégias desta natureza, pode não acontecer tão regularmente, mas ocorre, incidindo mais numa ou noutra área curricular. A partir destes testemunhos e das nossas vivências corroboramos então com o papel sublime do brincar e do jogo na aprendizagem e desenvolvimento da criança, embora não nos seja possível generalizar esses resultados. Este foi um verdadeiro momento de confronto entre a teoria e a prática em que a estagiária teve oportunidade de ver evoluir a sua profissionalidade, ao refletir sobre o (s) contexto (s) da (s) escola (s), a diversidade da aprendizagem das crianças/ alunos e as suas práticas pedagógicas.