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- A comunicação verbal na aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Freitas, Vanessa Viveiros Amaral; Cascalho, José Manuel; Leal, Susana da Conceição Miranda Silva MiraO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, do Departamento Ciências da Educação da Universidade dos Açores. A investigação que aqui expomos foi desenvolvida aquando das práticas pedagógicas na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, referentes às unidades curriculares Prática Educativa Supervisionada I e Prática Educativa Supervisionada II. Este documento apresenta uma reflexão global sobre o processo desenvolvido nas práticas educativas, focando, de forma particular, as atividades realizadas no âmbito da temática selecionada: A comunicação verbal na aprendizagem da Matemática na Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Com este tema pretende-se analisar a relação entre a comunicação verbal e a capacidade de ensinar e aprender Matemática. Na primeira parte deste documento são feitas algumas considerações acerca do perfil e formação do educador e professor do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Na segunda parte é abordada a problemática da investigação, explorando o tema central deste trabalho, a comunicação verbal, nas suas dimensões oral e escrita, e a Matemática. Por fim, na terceira parte apresenta-se a ação pedagógica realizada na Educação Pré-Escolar e no Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como a análise e reflexão das atividades concretizadas no âmbito da temática deste relatório de estágio. Como resultado do trabalho realizado, apontamos, na conclusão, a importância da utilização da comunicação verbal na aprendizagem da Matemática como forma de promover a compreensão da atividade da matemática na sala de aula, a importância da comunicação matemática como linguagem do raciocínio das crianças e, por essa razão, do seu entendimento; e de organizar o espaço, tempo, trabalho e a ação educativa para, de modo a proporcionar momentos de aprendizagem entre os alunos.