Browsing by Issue Date, starting with "2016-02-19"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Formação profissional nos Açores : uma análise empíricaPublication . Braga, José António de Sousa; Vieira, José Cabral; Silva, Francisco José FerreiraO presente estudo consiste na análise empírica da formação na Região Autónoma dos Açores, nomeadamente, numa reflexão sobre a relação entre os cursos lecionados nas Escolas Profissionais e as atividades que mais contribuem para a riqueza dos Açores, avaliação da importância da formação profissional quer para as pessoas quer para as organizações. Foram realizados inquéritos on line, obtendo-se uma amostra constituída pelas nove ilhas do arquipélago dos Açores, num total de duzentos sessenta e seis questionários válidos. Os resultados indicam que, quanto mais elevada é a faixa etária, maior é a perceção de que os cursos lecionados nas escolas profissionais dos Açores não estão enquadrados com as atividades que mais contribuem para a riqueza da região e que, se obtivessem mais formação, as oportunidades de trabalho dos inquiridos, que se situam naquela faixa etária, seriam diferentes.
- Modelos de avaliação a edifícios habitacionais na cidade de Ponta Delgada : abordagem hedónicaPublication . Moniz, João Paulo Melo Dâmaso; Fortuna, Mário José AmaralO mercado imobiliário assume uma importância vital na economia de qualquer país, região ou cidade, movimentando variados meios e recursos. No entanto, a forma de obter o valor dos produtos imobiliários é, frequentemente, apontado como básico e impreciso. Assim a abordagem hedónica é apresentada como uma possível solução para melhorar a precisão do valor dos produtos imobiliários. A metodologia hedónica tem sido tradicionalmente utilizada para obter índices de preços, onde a qualidade dos produtos imobiliários é controlada. Esta metodologia foi aplicada pela primeira vez a imóveis residenciais, por Rosen (1974), sendo, posteriormente, amplamente desenvolvida em outras investigações. A aplicação da metodologia hedónica tem permitido a construção de inúmeros modelos que explicam, essencialmente, o comportamento dos consumidores face às caraterísticas dos produtos imobiliários disponíveis, bem como um conjunto de outros fatores inerentes, aos compradores e aos mercados, os quais influenciam diretamente a formação de preços. Tendo em consideração a exposição anterior, esta investigação pretendeu aferir um modelo hedónico que estipule os atributos que mais interferem na formação do preço de frações habitacionais na cidade de Ponta Delgada. O modelo foi obtido com base na recolha e caraterização de frações habitacionais na cidade de Ponta Delgada, sendo, posteriormente, produzido um modelo de Regressão Linear Múltipla (MRLM), via Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), no qual todas as variáveis independentes, também designadas por explicativas, são utilizadas para inferir sobre o comportamento da variável dependente (valor/m2).
- Modelos de localização com filas de espera em redePublication . Marques, Ema Isabel Modesto; Silva, Francisco José Ferreira; Nunes, Pedro Portugal de Sousa[…]. O trabalho encontra-se organizado da forma que se segue. O Capítulo 1 apresenta uma revisão bibliográfica com o objetivo de efetuar a análise de modelos de localização e afetação que incorporem efeitos de filas de espera e a respetiva simulação de modo a testar os parâmetros e prerrogativas do estudo. No Capítulo 2 é efetuada a enumeração dos modelos de localização de filas de espera utilizados para a realização do presente trabalho, nomeadamente, Modelos Discretos de Localização; Modelos de Localização Estocásticos e Modelos de Locação de Filas de Espera com Servidores Fixos e do Capítulo 3 consta a explicação de rede aberta de fila de espera, com ênfase na rede e teorema de Jackson. O Capítulo 4 inicia-se com a apresentação da formulação do modelo e do programa para uma situação de referência. Neste mesmo capítulo são simulados alguns desvios em relação à situação de referência. Aqui consideram-se os impactos nos tempos de espera e no fluxo médio de clientes/usuários que passam pelo nó i (lambda) da variação do número de centros a localizar em uma rede (p); número de redes (K); no limite para o tempo de espera (Ʈ) e probabilidade do tempo de espera ser menor ou igual a Ʈ (α). Por último, no Capítulo 5 são expressas as principais conclusões, limitações e lançadas pistas para trabalhos a desenvolver no futuro. O trabalho inclui ainda um conjunto de anexos onde são representadas as tabelas resultantes da variação de alguns parâmetros em relação à situação de referência. [da Introdução].