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- A comunicação de risco na mitigação das alterações climáticas : como promover práticas pró-ambientaisPublication . Ferreira, Tânia Marisa Cordeiro; Arroz, Ana Margarida Moura; Rodrigues, António Félix FloresNesta investigação coloca-se ênfase na comunicação de risco ou comunicação de risco ambiental como estratégia fundamental de transmissão de conteúdos audiovisuais que poderão conduzir a ações de minimização do risco das alterações climáticas. Nesse contexto, levanta-se a seguinte questão de investigação: Quais serão os atributos necessários a uma comunicação de risco eficaz na alteração de conhecimentos e/ou ações acerca das alterações climáticas e dos seus impactos na paisagem terceirense? Assim sendo, apresenta-se como principal objetivo o seguinte: conhecer/descobrir as ferramentas e estratégias informativas necessárias para criar um dispositivo de comunicação de risco eficaz que se traduza em conhecimentos e/ou ações de mitigação do risco ou das consequências das alterações climáticas globais. São várias as etapas metodológicas necessárias ao desenvolvimento do doutoramento e à concretização do fito da investigação, salientam-se as seguintes: avaliar conhecimentos, perceções ambientais e representações das práticas de indivíduos; elaborar cenários de risco; construir e testar comunicações de risco; identificar os atributos subjacentes a uma comunicação de risco eficaz. As conclusões da presente investigação poderão contribuir para promoção de ações individuais de minimização do risco e para a implementação de medidas de mitigação, numa lógica de governança, envolvendo as dimensões sociais e políticas da gestão pública do risco.
- Estatística : Algumas constatações e reflexõesPublication . Silva, Osvaldo"[…]. Enquanto o ensino da matemática está associada à exatidão, ao determinismo e ao cálculo o desenvolvimento do pensamento probabilístico e estatístico, promove a exploração de situações que envolvam aproximação, aleatoriedade e estimação, as quais ajudarão a estabelecer estratégias para a resolução de problemas diversificados que lhe surgirão ao longo de sua vida. A integração de conceitos estatísticos e probabilísticos na formação da criança, está a acontecer cada vez mais cedo porque lhes será essencial à sua formação. […]"