Browsing by Issue Date, starting with "2015-06-24"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Promover a compreensão leitora na infância : estudos de caso na Educação Pré-Escolar e no 1.º ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Ana Filipa Raposo; Mira Leal, Susana[...]. Este trabalho procura refletir sobre o desenvolvimento dos vários níveis de compreensão leitora (literal, inferencial, avaliativo, apreciativo e criativo) e analisar estratégias que favoreçam a compreensão de textos de diversos tipos e suscitem o gosto pela leitura através da utilização de suportes de escrita e estratégias diversificados. [...].
- A expressão plástica e os materiais pedagógicos, na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico : perspetivas e diálogosPublication . Garcia, Lina Joana Borges; Fialho, Adolfo Fernando da Fonte; Dinis, Raquel José de Jesus Vigário[...]. Foi nosso propósito, aprofundar algumas questões que dizem respeito à docência, dando particular ênfase à ação educativa do nosso estágio, como cenário privilegiado de aprendizagem e desenvolvimento profissional, de mobilização de conhecimentos e competências, referindo também algumas dinâmicas formativas subjacentes às Práticas Educativas Supervisionadas. Procuramos explorar ainda alguns fundamentos científicos, no sentido de compreender aquele que é o lugar e o papel da Expressão Plástica na construção de Materiais Pedagógicos. Neste sentido, exploramos ainda as potencialidades de um conjunto de recursos, construídos e implementados com as crianças, em ambos os estágios que realizámos. [...].
- Experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Machado, Mónica Medeiros; Dinis, Raquel José de Jesus VigárioO presente relatório reporta-se ao trabalho desenvolvido no âmbito das unidades curriculares de Prática Educativa Supervisionada I (realizada na Educação Pré-Escolar) e Prática Educativa Supervisionada II (realizada no 1.º Ciclo do Ensino Básico), do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Este documento contempla uma abordagem enquadradora às questões e problemáticas atualmente colocadas à escola, a docência e à formação de professores (inicial e contínua), com particular ênfase na reflexão fundamentada sobre a importância do estágio pedagógico e sobre as dinâmicas subjacentes aos processos formativos vivenciados pela estagiária. Do mesmo modo, procede-se ainda à descrição, análise e reflexão sobre as práticas desenvolvidas. Neste domínio aprofundam-se questões relativas ao potencial das mesmas no que respeita à temática em aprofundamento neste relatório: a integração curricular. Assim, visando a compreensão mais abrangente e rica sobre a organização e desenvolvimento de experiências de aprendizagem promotoras de integração curricular, consideraram-se duas abordagens: uma centrada na análise e reflexão sobre as práticas da estagiária; outra, considerando a realização de um pequeno estudo exploratório de levantamento das conceções e das representações dos educadores/professores sobre as próprias práticas de integração curricular. [...].