Browsing by Issue Date, starting with "2015-06-15"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- O desenvolvimento da expressão oral no Jardim-de-Infância e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Simões, Mariana Ferreira; Mira Leal, Susana[...]. O trabalho realizado visou A. Potenciar a organização do espaço da sala de atividades e o uso de determinados recursos didáticos para desenvolver da comunicação oral; B. Explorar diferentes formas de organização do trabalho com vista ao desenvolvimento da comunicação oral; A. Analisar a importância da organização de oficinas de expressão oral para o desenvolvimento comunicacional; B. Discutir a relevância do trabalho com diferentes tipologias textuais para a compreensão das intencionalidades comunicativas. Para o efeito, promovemos a realização de atividades que desenvolvessem a comunicação oral das crianças, atividades que apresentamos e analisamos neste relatório considerando os objetivos enunciados. [...].
- A cultura infantil açoriana : um olhar de educadores de infância e professores do 1.º CEBPublication . Félix, Diana Sofia Silva; Condessa, Isabel[...] este trabalho visa um aprofundamento, devidamente justificado, mediante um adequado estudo bibliográfico, de aspetos peculiares da Cultura Infantil Açoriana, o qual possibilitou o desenvolvimento de práticas de ensino fundamentadas e de uma recolha de opinião junto de profissionais mais experientes. Neste documento poderemos, da mesma forma, encontrar um estudo empírico que recaiu, essencialmente, sobre a conceção e práticas de Educadores de Infância e Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, acerca da temática da Cultura Infantil Açoriana, quer a partir de uma auscultação realizada sobre o desenvolvimento de atividades que fomentam em contexto de sala de aula, quer quanto à sua opinião sobre a sua importância e o modo como implementam o Referencial Curricular para a Educação Básica (CREB), na Região Autónoma dos Açores. [...].
- O currículo nos processos de ensino-aprendizagem e procedimentos de avaliação dos alunos na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Sousa, Débora Batista; Serpa, Margarida Damião[...]. No que se refere aos instrumentos de avaliação utilizados ao longo da prática, estes foram diversificados e selecionados de acordo com a atividade a avaliar e o objetivo da avaliação. De entre os instrumentos utilizados podemos fazer referência à utilização de diálogos, jogos, atividades realizadas em diferentes suportes e principalmente a observação direta com e sem registos. Quanto à avaliação das aprendizagens, apresenta-se um breve estudo empírico, construído a partir da reflexão teórica sobre o tema e da análise do discurso de educadores de infância e de professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico acerca dos procedimentos de avaliação que dizem utilizar nas suas práticas educativas e da forma como as consideram vivenciar, bem como da análise do discurso de alunos do 4.º ano de escolaridade sobre as práticas de avaliação experimentadas. Neste estudo, foi utilizada uma metodologia qualitativa, numa perspetiva interpretativa. Os dados recolhidos resultaram da aplicação de entrevistas a seis educadores, seis professores e sete alunos e foram tratados através da técnica da análise de conteúdo. [...].
- Abordagens transversais no ensino-aprendizagem da língua na educação pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básicoPublication . Alves, Vera Filipa de Oliveira Ferreira; Mira Leal, Susana[...]. Conscientes da potencialidade de uma abordagem transversal da Língua Materna para o processo de aprendizagem, o presente Relatório de Estágio apresenta diversas estratégias pedagógicas de ensino da Língua Materna numa perspetiva transversal ao currículo, inspiradas tanto nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar, programas e demais documentos orientadores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, como em estudos e literatura da especialidade. [...].