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- A participação dos pais na escolaridade dos filhos: trabalho de casa e sucesso escolarPublication . Cordeiro, Rita Mota; Diogo, Fernando Jorge AfonsoA temática do projecto desenvolve-se no âmbito da problemática da participação da família na escolaridade dos filhos, apontando-se esta como mais-valia para o desempenho académico das crianças. O envolvimento dos pais na educação dos filhos é, hoje em dia, um assunto que ganha cada vez maior importância. A influência parental desempenha um papel preponderante tanto no desenvolvimento cognitivo da criança como no seu aproveitamento. Nos últimos anos muitos estudos têm vindo a salientar que, para além da importância das atitudes dos pais e da qualidade da interacção com os filhos, é realmente necessário que trabalhem com os filhos em casa, destacando-se a ajuda das famílias nos trabalhos de casa ou em outras actividades de estudo. A prescrição do trabalho de casa é uma prática pedagógica muito comum em muitas escolas e, em muitos casos aparece correlacionado com o aumento do aproveitamento escolar. O estudo tem como finalidade dar a conhecer os comportamentos dos pais face ao apoio na feitura dos trabalhos de casa dos seus filhos/educandos, tendo como questão de partida: "Quais as modalidades em que a participação dos pais/encarregados de educação na escolaridade dos filhos influencia o sucesso escolar?" Este estudo foi aplicado aos pais/encarregados de educação dos alunos do 3º Ciclo do Ensino Básico da Escola Básica 2,3/S Maria Isabel do Carmo Medeiros situada na vila da Povoação. O instrumento utilizado para a recolha dos dados foi o questionário. Numa panorâmica geral observou-se uma reduzida disponibilidade dos pais para auxiliarem os filhos no trabalho de casa.
- Números curiosos: os intrigantes 11, 17 e 23Publication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha(...) Desde logo, salienta-se um aspeto curioso. Estamos na presença de três números primos (significa que são divisíveis apenas por eles próprios e pela unidade) separados uns dos outros por seis unidades: 11+6=17 e 17+6=23. Ou seja, o 6 volta aqui a estar em destaque! (...) Destacam-se algumas ocorrências do número 11 associadas a vários acontecimentos históricos. Em 1998, um avião da Swissair, com 229 pessoas a bordo, despenhou-se no Oceano Atlântico sem sobreviventes. Era um modelo McDonnell Douglas MD-11 com número de voo SWR111. Todos nos recordamos da tragédia decorrente do sismo e tsunami de Sendai, no Japão. Estima-se que este sismo, que assolou a costa japónica a 11 de março de 2011, tenha sido o maior sismo a atingir o Japão e um dos cinco maiores do mundo desde que os registros modernos começaram a ser compilados. (...) O 17 é considerado por muitos povos um número tão azarento como o 13, como acontece, por exemplo, em Itália. Uma das justificações para esta triste fama prende-se com a escrita do 17 em numeração romana, XVII, e com um dos seus anagramas, VIXI, que significa “vivi”. E se “vivi” é porque estou morto! A aversão a este número em Itália é tal que levou a Renault, marca francesa de automóveis, a mudar a designação do seu modelo R17 para R177, para que o pudesse vender em território italiano. Ainda hoje não se encontra facilmente em Itália prédios com andares 17 e hotéis com quartos 17, nem tão pouco assentos de aviões italianos com esse número. Terminamos com algumas curiosidades relativas ao 23, um dos números favoritos em muitas teorias da conspiração: 2/3 é aproximadamente igual a 0,666, sendo 666 o número da Besta; quando foi assassinado, Júlio César terá sido esfaqueado 23 vezes; William Shakespeare nasceu a 23 de abril de 1564 e morreu a 23 de abril de 1616; o famoso Titanic afundou-se na madrugada do dia 15 de abril de 1912 (1+5+4+1+9+1+2=23); a bomba atómica foi lançada sobre Hiroshima pelas 8h15 (8+15=23); (...)
- Ansiedade, satisfação e bem-estar em finalistas e profissionais de psicologia em início de carreiraPublication . Simões, Bruno Miguel Neves; Peixoto, Ermelindo ManuelO presente estudo tem como objetivo verificar se existem diferenças nos níveis de Ansiedade, Satisfação no Trabalho e Bem-Estar Pessoal em alunos finalistas do curso de psicologia e profissionais em início de carreira e se de alguma forma poderão ser influenciados pela forma como, representativamente, foram preparados academicamente para a vida profissional. Para que fosse possível uma amostra considerável para o estudo, os instrumentos foram passados a alunos da Universidade dos Açores, da Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra e do Instituto Superior Miguel Torga. Relativamente aos profissionais, pertenciam a diversos serviços de psicologia, pública e privada. A amostra é constituída por 200 indivíduos de ambos os sexos, dos quais 100 são estudantes finalistas de Psicologia e outros 100 são já profissionais de psicologia ou encontram-se a efetuar estágio profissional. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário de dados pessoais, o STAI (Inventário de Ansiedade Estado Traço), versão traduzida, de Silva e Spielberger (2011), o Questionário de Satisfação no Trabalho da autoria de José Luís Pais Ribeiro e o Questionário de Bem-Estar Pessoal, criado por Cummins et al. (2001) e traduzido e validado por Pais Ribeiro e Cummins (2006). Para o tratamento estatístico dos dados foi utilizado o SPSS (Statistical Package for Social Sciences, IBM), versão 20. Dos resultados que se obtiveram salienta-se que os indivíduos que se sentem mais satisfeitos com a sua preparação para a vida profissional são também os que apresentam menores níveis de ansiedade. Relativamente à Ansiedade verificou-se que esta influencia negativamente o Bem-Estar Pessoal e a Satisfação Profissional e que quem está satisfeito profissionalmente apresentam maiores índices de Bem-Estar Pessoal.