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- Implementação dos serviços de segurança e saúde no trabalho nas unidades de saúde de ilha da Região Autónoma dos AçoresPublication . Parreira, Paulo Jorge Bettencourt; Viegas, Susana Patrícia Costa; Manteigas, Vítor José FreiraO presente trabalho, releva a importância da saúde ocupacional, analisando a problemática dos riscos profissionais. Por forma e ir de encontro aos propósitos desta área de intervenção, é de crucial importância a gestão do risco profissional, que constitui um conjunto de metodologias que permitem identificar, avaliar e controlar o risco. Neste sentido, o presente trabalho de projeto visa a organização dos serviços de Segurança e Saúde do Trabalho, da Região Autónoma dos Açores e posterior implementação. Esta necessidade decorre da inexistência de serviços desta natureza nas Unidades de Saúde de Ilha, apesar de a lei prever a obrigatoriedade dos mesmos fazerem parte dos serviços de saúde. Pretende-se assim com o presente trabalho, delinear o possível Serviço de Segurança e Saúde no Trabalho nas Unidades de Saúde de Ilha na Região Autónoma dos Açores. A metodologia utilizada para a obtenção da informação necessária, para um maior conhecimento da realidade das Unidades de Saúde de Ilha, consistiu na aplicação de um inquérito por questionário a todas as Unidades de Saúde de Ilha da região, seguindo-se a análise e interpretação dos dados obtidos. Ao analisar e interpretar os dados foi possível constatar os défices e/ou lacunas, em termos de recursos humanos e materiais necessários à implementação de serviços desta natureza. No entanto, o projeto foi elaborado no sentido de fazer face a estes condicionalismos, procurando minimizá-los.
- Chama-lhe nomes! As redes sociais na divulgação [científica] de informação taxonómicaPublication . Amorim, Isabel R.; Gabriel, Rosalina; Arroz, Ana Margarida Moura; São Marcos, Rita; Borges, Paulo A. V.
- Insetos pela cidade: uma intervenção urbana em etnoentomologiaPublication . Arroz, Ana Margarida Moura; Gabriel, Rosalina; Amorim, Isabel R.; São Marcos, Rita; Torrent, Javier; Borges, Paulo A. V.
- Práticas educativas do futuro educador/professor e promoção da autoestima dos alunosPublication . Botelho, Daniela Cristina Bettencourt; Serpa, Margarida Damião; Caldeira, Suzana NunesO presente Relatório remete para a reflexão do estágio realizado durante a Prática Educativa Supervisionada I e Prática Educativa Supervisionada II. Atualmente, na prática profissional os professores são confrontados com diversos desafios e situações problemáticas, tornando-se assim essencial formar profissionais críticos, que adaptem a sua prática às crianças e às exigências e necessidades da atualidade. Com a construção deste Relatório tivemos a oportunidade de refletir sobre todo o processo de estágio, realizado com um grupo do Pré-escolar e uma turma do 4.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico e, consequentemente, contribuir para uma prática futura mais rica e eficaz. Esta reflexão teve por base o cruzamento de dados das práticas, de inferências a partir das ações empreendidas e de fundamentos teóricos. Pensar na educação significa equacionar a ideia de quem queremos formar e são vários os teóricos que apontam para a relevância a dar ao desenvolvimento pessoal e social equilibrado (Sant'Anna & Menegolla, 1991; Ministério da Educação, 1997; Alonso et al., 2011; Vilela, 2010), ao cidadão consciente, autónomo, ativo e responsável, que saiba estimar-se e interagir com o outro e com o meio. Nesta tarefa, a autoestima “constitui um dos principais factores de desenvolvimento humano. Serve de fundamento à educação, que consiste essencialmente em acompanhar ou guiar as crianças […] ao longo da sua vida afectiva, social, intelectual e moral” (Duclos, 2006, p. 18). Ao longo deste Relatório são apresentadas reflexões sobre as práticas educativas supervisionadas na sua globalidade e sobre aspetos específicos relacionados com a temática da autoestima. Procurou-se realizar uma revisão bibliográfica específica da autoestima e assim delinear o papel do professor na sua promoção. Durante o estágio efetuaram-se atividades diversas com o intuito de se desenvolver a autoestima, sendo algumas destas, alvo de reflexão no presente documento. Ainda, dada a importância do professor na promoção da autoestima, são apresentadas as conceções de duas professoras e de duas estagiárias em relação a esta temática. Constatámos através da revisão bibliográfica, da reflexão das ações empreendidas e da análise das entrevistas realizadas, que o professor poderá promover a autoestima dos seus aluno, ao desenvolver uma série de competências por exemplo, ser capaz de detetar comportamentos característicos de uma baixa autoestima, realizar atividades promotoras da autoestima, evidenciar comportamentos positivos face aos alunos e evitar comportamentos inibidores do desenvolvimento da mesma. Compreendemos assim que, de uma forma geral, o professor tem um papel essencial para o desenvolvimento da autoestima. No entanto, deve existir uma conexão entre a escola, famílias e sociedade e a promoção da autoestima não deverá centrar-se, meramente, num trabalho intuitivo, dentro da sala de aula. Parece-nos necessário sensibilizar para a relevância de detetar casos de alunos com indícios de uma baixa autoestima e para a utilidade de realizar um trabalho individualizado com estes casos.
- Viola da terra, património e identidade açorianaPublication . Nascimento, José Wellington do; Câmara, José Manuel Bettencourt da; Costa, Susana GoulartSão visíveis as mudanças que recentemente têm ocorrido no contexto social da viola da terra, com o aparecimento de novos construtores e novas abordagens organológicas, a utilização da viola como instrumento leader, um repertório variado e mais adaptado às salas de concerto e uma presença significativa na internet. É este o panorama atual em que vemos inserida a viola da terra. Talvez não menos viva do que antes, mantendo uma ponte sólida entre o passado e o presente. Sua presença em museus da região, em manifestações turísticas, em atividades lúdico-pedagógicas, na casa do homem simples e nas salas de concerto de elites, nos dá uma ideia de sua importância como símbolo identitário, forma visível da cultura açoriana.
- Práticas de ensino e abordagem aos afetos e às emoções na educação pré-escolar e 1º ciclo do ensino básicoPublication . Raposo, Carolina Martins; Serpa, Margarida Damião; Carvalho, Célia Maria de Oliveira Barreto CoimbraO relatório que aqui se apresenta vem no seguimento das Práticas Educativas Supervisionadas I e II, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico. As Práticas Educativas Supervisionadas foram o culminar de cinco anos de estudos, tendo sido o momento em que tivemos a oportunidade de harmonizar a teoria com a prática. Qualquer prática deve ser sustentada com teoria própria da área, só assim, tornamo-nos capazes de reflectir acerca da nossa ação, permitindo, de forma sustentada, fazer opções. No decorrer das nossas práticas foi ainda possível aprofundar uma temática que, no nosso entender, fosse importante para a educação, desta feita, e por acreditar que a educação deve privilegiar o desenvolvimento harmonioso da criança/aluno, há que contemplar fatores emocionais e afetivos, uma vez que, estes fatores têm claramente um papel de relevo na construção do bem-estar da criança e na sua capacidade e disponibilidade para aprender. Pretende-se assim, realçar a premência de interligar a inteligência emocional com a inteligência académica, passando a mensagem de que também de afetos e emoções é feita a educação. Ao longo das nossas práticas foram definidos alguns objetivos, como por exemplo, promover um ambiente educativo onde a criança se sinta acolhida, escutada e valorizada, contribuindo desta forma para a sua autoestima e desejo de aprender; Desenvolver e implementar atividades para a valorização das emoções e afetos. Para tal, foram criadas atividades com vista a promover os objetivos definidos. Com o desenvolvimento da temática escolhida foi possível comprovar a complexidade que envolve as emoções e os afetos, mas foi também possível concluir que potenciar atividades desta natureza permite fortalecer laços afetivos, quer entre os alunos da turma, quer com o professor, e dá ainda a possibilidade de o aluno conhecer-se melhor.
- Os mal-amados: contributos para a compreensão das atitudes dos jovens face aos insectos e à conservação da naturezaPublication . Gabriel, Rosalina; Arroz, Ana Margarida Moura; Amorim, Isabel R.; São Marcos, Rita; Borges, Paulo A. V.
- RCE Açores: DS em Ilhas.Publication . Gabriel, Rosalina; Arroz, Ana Margarida Moura; Neilson, Alison
- A aquisição da leitura e da escrita na Educação Pré-Escolar: estratégias de intervenção pedagógicaPublication . Silva, Dina de Fátima Borges da; Santos, Ana IsabelO presente relatório de estágio teve como objetivo primordial aprofundar e compreender as estratégias de intervenção pedagógica na aquisição da leitura e da escrita, no sentido de progressivamente construir uma prática pedagógica de qualidade, que respeite as necessidades e interesses das crianças na leitura e na escrita. É desde muito cedo que as crianças começam a ter contacto com o código escrito. Cabe, deste modo, ao educador aproveitar o que as crianças já sabem para criar situações que envolvam as crianças na linguagem escrita. O educador deve, na sua prática, utilizar as ferramentas necessárias para criar oportunidades às crianças de interação com a escrita e a leitura. Este aprofundar de conhecimentos passou, numa primeira fase, pela recolha de informação junto das crianças, acerca do contexto de intervenção, junto da docente do pré-escolar no sentido de analisar a forma como o processo é perspetivado. Nesta fase foi, ainda efetuada recolha bibliográfica relacionada com o tema. Numa segunda fase, as informações recolhidas, assim como a perspetiva pessoal construída, foi transposta para o estágio no âmbito da disciplina de Prática Educativa Supervisionada I. Toda a informação recolhida foi utilizada na intervenção pedagógica realizada no pré-escolar. Foram privilegiadas estratégias de intervenção que procuram, em todo o momento, desenvolver os aspetos conceptuais, figurativos e funcionais da linguagem oral e escrita, destacando-se, ao longo da apresentação do trabalho efetuado, estratégias de abordagem à linguagem oral, à escrita e à leitura. Ao longo de todo o processo foi visível a evolução das crianças na linguagem escrita e oral, nomeadamente o gosto e a motivação que apresentam para a leitura e escrita. Relativamente às estratégias de intervenção implementadas, a conceção e concretização de estratégias orientadas para a utilização funcional e significativa da linguagem oral e escrita, no contexto de intervenção, parece ter-se revelado uma opção válida, uma vez que se mostraram mais próximas das formas de pensar das crianças. Assim sendo, com a elaboração deste trabalho, podemos concluir que é de extrema importância que a educadora promova a leitura e a escrita de uma forma motivadora para as crianças, implementando estratégias de intervenção pedagógica que correspondam às necessidades e expetativas das mesmas.