Browsing by Issue Date, starting with "2013-06-14"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- A família Canto e a Ciência nos AçoresPublication . Martins, Maria do Carmo; Melo, Helena SousaNeste artigo apresentamos alguns factos que impulsionaram o desenvolvimento da ciência no arquipélago dos Açores protagonizados pela família Canto, no século XIX, nomeadamente pelos irmãos José e Ernesto do Canto. Realçamos o impacto dos seus trabalhos na evolução da matemática e da botânica na região. A salientar que, nesta altura, devido às limitações geográficas e à escassez de oferta de formação superior em Portugal, limitada a Coimbra, Lisboa e Porto, o acesso à ciência só era possível a pessoas de famílias abastadas, como era o caso do morgadio Canto.
- A aprendizagem cooperativa no ensino do inglês : um estudo experimental no 1º ciclo do Ensino BásicoPublication . Nicolau, Maria da Conceição dos Santos; González, Pedro Francisco[...]. Neste estudo, que partiu primeiramente de uma primeira caracterização de um grupo de docentes de Inglês, recorremos à metodologia experimental e de investigação-ação cooperativa, percecionada como estratégia de inovação de práticas educativas, assim como de formação de professores. Efetuou-se um estudo de Investigação Experimental que coincidiu com o desenvolvimento de uma ação de formação a um grupo de docentes do Ensino do Inglês. A abordagem metodológica criada caracterizou-se pelo seu carácter manifestamente construtivista, integrador e comunicativo. Tomando como referência as turmas nas quais as formandas-investigadoras lecionavam, efetuou-se uma análise qualitativa de onde emergiram os dados recolhidos. Os principais resultados foram obtidos em contexto real de ensino e aprendizagem. Os instrumentos de recolha de dados foram construídos e validados no contexto do estudo. Neste processo de observação e reflexão, a experiência foi conceptualizada e analisada com o objetivo de contribuir para a mudança. A análise de dados do trabalho permite-nos inferir uma maior ajuda, autonomia, responsabilidade, envolvimento e interesse pelas atividades. O estudo permitiu evidenciar a diminuição de conflitos comportamentais, contribuindo para um clima de entreajuda englobando todos os alunos, onde a partilha de conhecimentos coadjuvou para melhorar as aprendizagens de todos. [...].
- Rosáceas em calçadaPublication . Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha(...) As rosáceas são figuras que apresentam simetrias de rotação e, em alguns casos, simetrias de reflexão em reta. Prova-se que apenas duas situações podem ocorrer: o seu grupo de simetria é um grupo cíclico Cn (são figuras com n simetrias de rotação, onde se inclui a rotação trivial de 0 graus) ou um grupo diedral Dn (são figuras com n simetrias de rotação e n simetrias de reflexão em reta). As simetrias de rotação têm todas o mesmo centro e estão associadas a amplitudes de 360/n graus e aos seus múltiplos. Os eixos de simetria, quando existem, passam todos pelo centro de rotação. (...)
