Browsing by Issue Date, starting with "2013-04-10"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Análise das condições de segurança, avaliação e prevenção de riscos profissionais na recolha de resíduos sólidos urbanosPublication . Lima, José Gabriel Mendonça; Rego, Isabel Estrela; Ekström, Maria do Anjo CondessoDiariamente na cidade de Angra do Heroísmo são colocados para recolha resíduos resultantes de diversas proveniências (serviços). A cidade apresenta assim uma boa reputação no que toca à limpeza e higiene de toda a sua cintura urbana. A preocupação com o ambiente está bem visível, dada a recolha diária dos resíduos sólidos urbanos pelos trabalhadores dos Serviços Municipalizados. Fez-se a caracterização da organização, mais especificamente da divisão de resíduos sólidos urbanos, especialmente no que toca à análise e descrição dos vários tipos de recolha de resíduos, equipamentos e procedimentos de trabalho. O relatório a realizar consiste também na análise das presentes condições de segurança dos trabalhadores da secção de recolha de resíduos sólidos urbanos, particularmente na identificação de perigos, análise e avaliação de riscos profissionais, e aplicação de medidas de prevenção. Nos Serviços Municipalizados de Angra do Heroísmo, principalmente na divisão dos resíduos sólidos urbanos, estão envolvidos muitos trabalhadores que necessitam executar diariamente o seu trabalho com segurança. Uma vez que esta entidade ainda não possui um plano de prevenção de riscos profissionais que contemple este setor de atividade, o objetivo principal deste relatório consiste na reunião de dados de modo a compor uma proposta de medidas de prevenção para a divisão de recolha de resíduos sólidos urbanos. Tal proposta terá impacto a nível técnico e social. Por sua vez, a compilação de informação e a posterior descrição deste setor de atividade será também fundamental para a criação do plano de prevenção de riscos profissionais. A apresentação dessa proposta vai contribuir para uma maior segurança e saúde dos trabalhadores da divisão de recolha de resíduos sólidos urbanos de Angra do Heroísmo. A metodologia de trabalho baseia-se em uma pesquisa documental, a partir de documentos disponíveis nos serviços municipalizados, da legislação em vigor, planos de prevenção de riscos profissionais e regulamentos existentes em entidades congéneres. Em segundo lugar, fez-se uma pesquisa de campo para dar ênfase às condições de trabalho dos trabalhadores que desenvolvem a atividade de recolha de resíduos. De seguida, procedeu-se à observação naturalista das tarefas desenvolvidas pela divisão de recolha de resíduos sólidos urbanos. No que toca à avaliação de riscos, usou-se o método de avaliação de riscos por acidente de trabalho.
- Percursos de vida de sucesso : concepções de jovens e de indivíduos bem-sucedidos na vila de Rabo de PeixePublication . Correia, Ruben Moniz; Rego, Isabel EstrelaEste estudo procura explorar situações de sucesso existentes em Rabo de Peixe, partindo das concepções de jovens e das suas referências de sucesso na comunidade. Tentou-se saber concretamente o que entendem por sucesso, quem pensam ser as pessoas da comunidade que o alcançaram, que factores consideram terem contribuído para esse sucesso e que importância dão ao destaque dessas situações de sucesso na vila. O estudo divide-se em duas fases, uma onde se selecionou um grupo de 15 jovens participantes dos 18 aos 29 anos da vila, com sexos, faixas etárias e ocupações distintas e outra onde os participantes foram 13 indivíduos bem-sucedidos referenciados na primeira fase pelos jovens. Isto para se comparar as suas concepções de sucesso com as dos indivíduos bem-sucedidos e para se saber mais sobre os seus modelos e projectos de vida para o futuro. Assim, o estudo assumiu uma linha fenomenológica e qualitativa, sendo a análise de conteúdo a metodologia para o tratamento dos dados. Os resultados sugerem que o sucesso é um constructo subjectivo que assume várias representações. Verificou-se que existem muitos indivíduos considerados como bem-sucedidos na comunidade (figuras da actualidade, maioritariamente homens). Alguns têm relações de parentesco com alguns dos participantes. Nas atribuições feitas ao sucesso, denota-se uma predominância dos factores internos como o esforço e a capacidade sobre os factores externos. As experiências de mestria e estados fisiológicos e psicológicos assumem-se como fontes de auto-eficácia que transmitem confiança no enfrentamento do futuro. O sentimento de comunidade é um factor interno que se mostrou muito referido devido ao sentimento de pertença, à satisfação de necessidades, à participação e à identificação com o local. A maturidade não foi um factor muito apontado pelos participantes e os interesses que motivam para o sucesso prendem-se maioritariamente com necessidades de auto-realização. Quanto aos factores externos, a sorte assume grande destaque, seguida das dificuldades, mas sempre em papéis secundários face ao esforço e capacidades. Os participantes mencionam as experiências vicariantes e as informações das persuasões sociais como factores que incentivam o desenvolvimento de habilidades e de sucesso. O apoio da família, da comunidade e as especificidades da vila também são grandes factores explicativos do sucesso neste estudo. Por fim, todos salientam a importância de se destacar o sucesso na vila, porque isto contribui para uma partilha comunitária de emoções positivas que suscitam o optimismo e confiança no futuro, para além de incitar as pessoas à obtenção de sucesso.
- Conceções de adolescentes acerca da violênciaPublication . Pacheco, Maria Carolina de Oliveira; Rego, Isabel EstrelaA violência é considerada por muitos autores como um grave problema de saúde pública em todo o mundo. É um fenómeno que tem origens multifatoriais, manifestações multifacetadas, pelo que requer uma leitura pluridimensional. A investigação acerca das conceções dos adolescentes sobre a violência é ainda um tanto ou quanto incipiente em Portugal. A nossa dissertação serve o objetivo de aprofundar conhecimentos sobre a temática, com o propósito de melhorar o entendimento acerca das conceções construídas por adolescentes em contexto escolar acerca da violência em geral. Questionámos que tipos de violência eles identificam, que causas explicativas subentendem, que consequências preveem para o fenómeno, que concetualização estabelecem para uma possível prevenção e que visibilidades consideram ter o problema. No final, avaliamos as crenças que constroem em relação à violência, no que concerne à sua funcionalidade e adaptabilidade. A nossa investigação inscreve-se e apoia-se numa metodologia qualitativa, utilizando como método de recolha de dados, o questionário e entrevista semiestruturada e como análise de dados, a análise de conteúdo. Na análise geral realizada, podemos inferir que a nossa população de adolescentes possui crenças congruentes e funcionais acerca da violência, assim como revelam uma construção bem sucedida e construtiva acerca das possibilidades inerentes à violência, tecendo estratégias para a sua resolução.