Browsing by Issue Date, starting with "2004-06"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Diversity and seasonal changes in the ichthyofauna of rocky tidal pools from Praia Vermelha and São Roque, Santa Catarina, BrazilPublication . Barreiros, João P.; Bertoncini, Áthila A.; Machado, Leonardo F.; Hostim-Silva, Maurício; Santos, Ricardo S.Este trabalho realizou-se entre Abril de 1998 e Maio de 1999 e visou o estudo das comunidades de peixes em duas poças de maré situadas nas praias de Praia Vermelha (PV) e São Roque (SR), Santa Catarina, Brasil. A poça de PV é maior e mais próxima do sub-mareal. Os exemplares foram coletados mensalmente, durante a baixa-mar, com o anestésico quinaldina. Em PV recolheram-se 1287 peixes pertencentes a 19 espécies enquanto em SR foram capturados 553 peixes de 11 species. Em ambas as poças as espécies dominantes foram Bathygobius soporator (Gobiidae), Abudefduf saxatilis (Pomacentridae), Parablennius pilicornis (Blenniidae), Labrisomus nuchipinnis (Labrisomidae) e Epinephelus marginatus (Serranidae). A diversidade e o número de peixes foram maiores nos meses de Verão e correspondem a uma época de recrutamento para as espécies A. saxatilis e E. marginatus.
- Projecto - XI Expedição Científica do Departamento de Biologia - Graciosa 2004.Publication . Tavares, João; Azevedo, José M. N.; Furtado, DuarteA zona costeira açoreana, é sem dúvida uma verdadeira fronteira entre o mundo terrestre e o mundo marinho, representando um dos ecossistemas mais ricos do arquipélago. Mal descrita e incompletamente conhecida, esta pequena parcela com cerca de cinco a sete milhões de anos de idade, é o meio mais transformado por numerosos factores inerentes à presença do Homem. São numerosos os pontos do arquipélago em que o meio marinho é praticamente virgem, representando uma entidade original onde se reúnem espécies quer do continente europeu, quer americano, bem como do mediterrâneo e trópicos. O progressivo aumento da sua degradação - presentemente poder-se-á falar em poluição e sobre-exploração em determinados pontos das várias ilhas que compõem o arquipélago - torna forçoso o seu estudo com implicação não apenas puramente científicas ou históricas. Qualquer política de exploração que vise fins turísticos, culturais ou económicos, tal e qual uma política de conservação dos ecossistemas litorais, deverá assentar em bases científicas precisas que só poderão ser elaboradas com o profundo conhecimento da dinâmica destas populações ou comunidades. Possuindo desde há muito tempo a Região Autónoma dos Açores instituições, investigadores e técnicos capazes de conduzirem de forma eficaz um programa científico de estudos multidisciplinares neste domínio, consegue-se assim e uma vez mais (após as expedições TOPO/85, GRACIOSA/88, FLORES/89, SANTA MARIA e FORMIGAS/90, PICO/91, SÃO JORGE e TOP0/92, FAIAL/93, TERCEIRA/94 e MADEIRA/97) reunir um determinado número de individualidades científicas, internacionais, nacionais e regionais, normalmente dispersas, contando-se à partida com a Direcção Regional do Ambiente, Museu Carlos Machado, Ecoteca da Ilha Graciosa, Universidade de Coimbra, INSA (França), INRA (França), Universidade de Laval (Canadá).
- Conhecimento, inovação e empregoPublication . Ribeiro, Isabel M.; Freire, Elisabete Raposo; Mendes, Armando B.; Gomes, Luís Mendes"Numa região pequena, geograficamente dispersa e ultra-periférica, onde quase tudo é limitado, o desempenho intelectual e a capacidade de adquirir conhecimento dos seus cidadãos, e portanto inovar, não deve ser restringida. Assim, uma reflexão, mesmo que superficial, sobre a constante turbulência verificada na Ciência e na Tecnologia, permite concluir que uma revisão da oferta de formação e emprego é imperativa. […]".