DCEA - Livro / Book
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- Guia prático da flora nativa dos AçoresPublication . Gabriel, Rosalina, ed.; Borges, Paulo A. V., ed.O Guia Prático da Flora Nativa dos Açores / Field Guide of Azorean Native Flora facilita não só o conhecimento das principais espécies da flora açoriana, como permite uma fácil e rápida identificação das endémicas, seja das mais comuns, seja das mais raras. Contempla quase três centenas de espécies, incluindo fichas de líquenes, musgos, hepáticas, antocerotas, fetos e licófitas, gimnospérmicas e angiospérmicas, e inclui a localização onde podem ser avistadas, juntamente com um conjunto de aspetos de natureza científica, divulgando o património natural da Região, bem como a sua rica biodiversidade.
- Guia de atividades pedagógicas : À (re)descoberta da naturezaPublication . Silva, Alexandra R.; Gabriel, Rosalina; Rosário, Isabel Amorim do; Arroz, Ana Moura; Picanço, Ana; Matos, SóniaNum contexto escolar em que os alunos estão menos vezes do que o desejável em contacto direto com ambientes naturais, pretende-se, no âmbito do projeto de investigação Guia de Campo, disponibilizar a professores, pais e jovens um conjunto de atividades de exploração da natureza idealizadas de modo a diversificar os tipos de inteligência, de experiências e de elementos naturais abrangidos. De acordo com a abordagem da aprendizagem situada, que sublinha a relevância da relação entre a aprendizagem e a situação física e social em que ocorre, estas atividades foram desenvolvidas e testadas por jovens escuteiros de diferentes idades no Trilho dos Mistérios Negros, no Parque Natural da Ilha Terceira (Açores, Portugal). A seleção de atividades apresentadas neste guia como materiais de educação ambiental multidisciplinares, foi realizada tendo em conta a identificação de contextos específicos que facilitassem as aprendizagens, promovendo a curiosidade e conhecimento das crianças e jovens sobre os ambientes naturais do local onde vivem. Visava-se aumentar a sua exposição e conexão à natureza e expandir as suas possibilidades de relação (affordances) com ela. Crê-se estar a contribuir, deste modo, para o desenvolvimento da consciência ambiental e de competências cognitivas e metacognitivas, sociais, emocionais e psicomotoras. Para cada atividade encontram-se identificados os anos escolares e as áreas curriculares em que se enquadram de forma mais imediata. É também apresentada informação relativa às áreas de competências consideradas no Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória, bem como aos tipos de inteligência mais diretamente implicados, de acordo com a teoria das inteligências múltiplas.