Browsing by Author "Raposo, Alexandrina"
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- Políticas e processos de formação contínua em contexto : o caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)Publication . Raposo, Alexandrina; Mira Leal, SusanaA expansão e institucionalização da formação contínua de professores são realidades recentes em Portugal. Todavia, a sua afirmação é crescente, quer por força das continuamente renovadas exigências sociais, culturais e tecnológicas, de âmbito nacional e internacional, quer pela necessidade de mobilizar e preparar os professores para o desenvolvimento das reformas educativas ou curriculares empreendidas, quer pela urgência de mudança nas práticas pedagógicas, em face dos resultados de estudos e estatísticas nacionais e internacionais (The Reading Literacy Study, 1985-1994; A Literacia em Portugal, 1996; Pisa 2000 e 2003, provas de aferição 2000-2005; exames nacionais do 9.º ano de 2005, …). A formação contínua designa um conjunto alargado e diversificado de actividades formativas em que os professores se envolvem com vista ao seu desenvolvimento profissional e pessoal. As perspectivas actuais apontam para o empreendimento de percursos de formação situados nas escolas, orientados para as práticas de ensino-aprendizagem e assentes numa pedagogia de análise, experimentação e reflexão, construída pelo diálogo entre os intervenientes: formandos, formadores, responsáveis pelas escolas, docentes-investigadores do ensino superior, entre outros. Na senda destas preocupações, e em face dos sucessivos diagnósticos de défice de competências de compreensão e expressão em língua portuguesa dos alunos, o Ministério da Educação lançou, em 2007, o Programa Nacional de Ensino do Português no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Assumindo como objectivo central «melhorar os níveis de compreensão de leitura e de expressão oral e escrita em todas as escolas do 1.º ciclo, num período entre quatro a oito anos, através da modificação das práticas docentes do ensino da língua» (Despacho nº 546/07, de 11 de Janeiro, ponto 3), o PNEP desencadeou um processo nacional de formação em contexto dos professores do 1.º Ciclo, concretizado em articulação com as escolas, os agrupamentos de escolas e os estabelecimentos de ensino superior com responsabilidades na formação inicial de professores. Neste trabalho, propomo-nos dar conta de um estudo em desenvolvimento no distrito de Viana do Castelo, com o objectivo de, entre outras coisas, compreender o impacto de modelos de formação contínua em contexto, como o PNEP, na promoção da reflexão sobre as práticas pedagógicas, da sua transformação e do desenvolvimento profissional dos professores. O estudo combina metodologias de natureza quantitativa e qualitativa: entrevistas semi-estruturadas aos formadores residentes e ao Coordenador do PNEP no distrito, e inquéritos por questionário aos professores em formação naquele, sendo já possível dar conta de alguns dos dados colhidos no contexto.
- Práticas e vivências de formação contínua no 1º Ciclo do Ensino Básico : o caso do Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP)Publication . Raposo, Alexandrina; Mira Leal, SusanaA expansão e institucionalização da formação contínua de professores são realidades recentes em Portugal. Todavia, a sua afirmação é crescente, quer por força das continuamente renovadas exigências sociais, culturais e tecnológicas, de âmbito nacional e internacional, quer pela necessidade de mobilizar e preparar os professores para o desenvolvimento das reformas educativas ou curriculares empreendidas, quer ainda pela urgência de mudança nas práticas pedagógicas. Este estudo tomou como objecto o Programa Nacional de Ensino do Português (PNEP) procurando compreender as representações de formandos, formadores e coordenador da formação no distrito de Viana do Castelo, relativamente à implementação, desenvolvimento e impacto formativo do programa. O estudo decorreu durante o ano lectivo de 2009/2010 e combinou metodologias de natureza quantitativa e qualitativa. Foram realizadas entrevistas a seis formadoras residentes e à coordenadora do programa no distrito de Viana do Castelo e inquéritos por questionário a cento e vinte e nove professores em formação naquele distrito entre os anos lectivos de 2007/2008 e 2009/2010. As conclusões da investigação indicam que o modelo de formação em contexto desenvolvido no âmbito do PNEP merece assentimento e adesão. A sua centralização na escola, nos professores, nas práticas e necessidades daqueles; a interacção que estabelece entre as práticas dos docentes e os novos conceitos e metodologias; o facto de assentar no acompanhamento e supervisão continuados da acção dos professores e de promover a reflexão sobre as práticas e a sua efectiva transformação constituem os principais aspectos destacados e valorizados pelos inquiridos. Ainda assim, de acordo com os dados recolhidos, o modelo carece de ajustamentos nomeadamente no que respeita i) à carga horária de algumas componentes; ii) ao horário de funcionamento da formação; iii) ao facto de não haver dispensa da componente não lectiva para os formandos frequentarem a formação; iv) à necessidade de uma melhor articulação/interacção entre as escolas/agrupamentos e a ESE responsável pela formação e v) à simplificação dos processos de avaliação dos formandos.
