Browsing by Author "Pereira, Filipa Alexandre Medeiros"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Educar para Valores através da Literatura Infantil na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Pereira, Filipa Alexandre Medeiros; Fonseca, Josélia Mafalda Ribeiro; Silva, Maria Madalena Marcos Carlos TeixeiraO presente documento surge da análise e reflexão das práticas pedagógicas desenvolvidas em contexto dos estágios inseridos nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e II. Estas disciplinas integram o plano curricular do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Este Relatório de Estágio intitula-se Educar para Valores através da Literatura Infantil na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como foco a importância da educação para valores e da literatura infantil nestes níveis de ensino. Neste trabalho, apresentamos a práxis educativa axiológica onde implementamos um processo de educação para valores aliado à literatura infantil, com o objetivo de promover o gosto pela leitura entre os mais novos e, também, levar os alunos a refletir sobre as suas ações, para que construíssem uma consciência moral autónoma. De modo a atingir os nossos objetivos realizámos entrevistas à educadora e professora cooperantes e às crianças/alunos, para compreendermos as suas conceções sobre os valores e sobre a importância que atribuem à literatura infantil. O atual Relatório está dividido em duas grandes partes que dialogam entre si. A primeira é destinada à reflexão sobre conceitos como educação, valores, literatura infantil, a relação que se pode estabelecer entre estes conceitos e quais as metodologias a adotar numa educação para valores aliada à literatura infantil. A segunda parte enfoca-se na análise reflexiva acerca das práticas pedagógicas adotadas no âmbito dos estágios na educação pré-escolar e no ensino do 1.º ciclo do ensino básico. Para além da reflexão sobre as nossas próprias práticas pedagógicas, são também apresentados os objetivos que orientam a elaboração deste trabalho, são caracterizados os contextos onde foram realizados os estágios, são identificadas as conceções/representações de vários educadores e professores sobre a educação para valores e a importância da literatura infantil e, também, são descritas as atividades implementadas nos estágios no âmbito da temática deste relatório. No final, é elaborada uma reflexão global acerca da educação para valores através da literatura infantil, na qual se reconhece a importância de criar ambientes propícios à discussão de valores, recorrendo à utilização de textos e obras literárias, que irá promover a construção de uma consciência moral autónoma das crianças/alunos.