Browsing by Author "Melo, Helena"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- Uma conexão entre a matemática e a músicaPublication . Melo, Helena[…]. Pitágoras de Samos (c.570 a.C. – c.495 a.C.), filósofo e matemático grego, através de um instrumento de uma só corda (monocórdio), observou que ao dividir a corda pela metade obtinha o mesmo som, mas mais agudo. O som é uma onda, ou conjunto de ondas, que se propaga num meio material. Este tem algumas caraterísticas que se alteram de acordo com o meio em que esta inserido, contudo a sua frequência permanece invariante durante a sua trajetória. O elemento mínimo de um som, que e causado por uma única vibração do ar, designa-se por nota musical. Desse modo, cada nota está associada a uma frequência, cuja unidade de medida e o hertz. Quanto maior for o numero de hertz, mais agudo será o som. […].
- A curricular application: the game of parallelPublication . Faria, Raquel; Cabral, João; Melo, HelenaThe Game of the Parallel is a practice result of a study of the Desargues’s theorem and Fagnano’s and Malfatti’s problems, using different geometries, which is included in a master’s degree for teachers. Recognizing the potential that the game may have in context of the classroom and outside it, the creation of a game was, from the beginning, the way chosen to, in some way, fit the content explored in this work. The Game of the Parallel was born from the union of geometric element common to the three problems studied, the triangle, with the concept that distinguishes the geometries are addressed in their studying, the concept of parallelism, which allows you to make the distinction between the euclidian geometry and non euclidean geometries. In this regard, the main parts of the game are equilateral triangles. Its creation was inspired in the problem of Fagnano, because in each one of them, is inscribed an orthic triangle. The concept of parallelism is present throughout the development of the game, through the construction of straight line segments that are strictly parallel. One of the purposes present at the creation of the game is related to the fact that this has the possibility to be used in classroom context. Thus, the combination between the experience of teaching during the third cycle of Basic Schooling and the nature of work here developed, was born the game of Parallel.
- Matemática 7 PerspetivasPublication . Sousa, Áurea; Melo, Helena; Nunes, Jerónimo; Cabral, João; Martins, Maria do Carmo; Silva, Osvaldo; Medeiros, PauloEste livro, de divulgação científica, escrito por sete professores da Universidade dos Açores, é a compilação de trinta e dois textos originalmente publicados no jornal Correio dos Açores, ao longo dos últimos quatro anos, e que se enquadram em seis secções cujos temas são tão diversos como: Estatística, uma aprendizagem para a vida; Quadrivium; Informática, comunicação e colaboração; Do número à revolução de um ensino aberto; Mentes Brilhantes da Matemática; A Fotografia e a Matemática.
- Temas cruzados : pensamentos interligadosPublication . Mendes, Armando B.; Sousa, Áurea; Melo, Helena; Nunes, Jerónimo; Martins, Maria do Carmo; Silva, Osvaldo; Medeiros, PauloEsta obra de divulgação científica, da autoria de sete professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, resulta da compilação de textos originalmente publicados no jornal Correio dos Açores, que se enquadram em variados temas: Robôs, indústria 4.0, blockchain, sistemas de recomendação e privacidade, O ensino, a aprendizagem e a utilização da Estatística: da teoria à prática, Números admiráveis, Origem e evolução da Internet, Mulheres na Matemática: do preconceito à igualdade intelectual, À descoberta do interesse da Estatística no nosso dia a dia e Fotografias que mudaram o mundo. Tem como objetivo sensibilizar o público em geral para a importância da ciência na sociedade e estimular o interesse pela atividade científica.
- Três por sete : três temas, sete pensamentosPublication . Mendes, Armando B.; Sousa, Áurea; Melo, Helena; Nunes, Jerónimo; Martins, Maria do Carmo; Silva, Osvaldo; Medeiros, PauloEsta obra de divulgação científica, da autoria de sete professores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade dos Açores, resulta da compilação de textos originalmente publicados no jornal Correio dos Açores, que se enquadram em temas diversificados: Os dados de todas as coisas, A Estatística e as Tecnologias de Informação e Comunicação no âmbito da investigação Científica, Geometria – arte e criatividade, A segurança informática, A versatilidade da Matemática, A relevância da Estatística nas Ciências Sociais e Humanas e A Matemática e a fotografia. Tem como objetivo sensibilizar o público em geral para a importância da ciência na sociedade e estimular o interesse pela atividade científica.
- Ubiratan D’Ambrósio : o professor fundador da EtnomatemáticaPublication . Martins, Maria do Carmo; Melo, Helena[…]. Para o seu fundador, Etnomatemática refere-se “às diferentes formas de matemática que são próprias de grupos culturais”, uma vez que os povos, com as suas culturas diferentes, possuem múltiplas maneiras de trabalhar o conceito matemático. A Etnomatemática vem realçar estas diferenças defendendo que toda a construção do conhecimento matemático é válida e está intimamente vinculada à tradição, à sociedade e às respetivas culturas. Nesta perspetiva, Ubiratan criticava o ensino tradicional da Matemática, que se pautava pelos marcos europeus da ciência, ignorando o uso e o desenvolvimento da Matemática noutras culturas, nomeadamente, a africana e a indígena. […].