Browsing by Author "Melo, Filipa Morais"
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- Risca, rabisca e arrisca : a expressão plástica nas brincadeiras das crianças, na educação Pré-escolar e no 1º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Melo, Filipa Morais; Fialho, Adolfo Fernando da FonteEste Relatório tem como principal propósito, analisar e refletir sobre a ação educativa desenvolvida no âmbito dos Estágios Pedagógicos, no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, integrados no Mestrado em Educação Préescolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores. Para além da reflexão feita em torno da generalidade das atividades desenvolvidas nos nossos estágios, quisemos investigar e aprofundar um tema de modo particular, tendo em consideração aquele que entendemos ser um dos alicerces fundamentais para o desenvolvimento, a imaginação e a criatividade das crianças. Deste modo, intitulamos o nosso trabalho de “Risca, rabisca e arrisca: A Expressão Plástica nas brincadeiras das crianças, na Educação Pré-escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico”. Assim sendo, fazemos uma viagem detalhada pelas atividades realizadas ao longo dos Estágios Pedagógicos, enquanto nos debruçamos sobre o impacto que o Brincar tem nos nossos dias, bem como na forma como as crianças exploram a Expressão Plástica nas suas rotinas e brincadeiras. Neste sentido, decidimos explorar dois contextos educacionais diferentes, o urbano e o rural, de modo a podermos compará-los e perceber as potencialidades e desafios que os assistem. Foram questionadas 57 crianças e 41 pais, de ambos os contextos, de modo a compreendermos as suas rotinas diárias, a forma como ocupavam o seu tempo livre e o lugar que, neste particular, ocupavam as suas atividades de natureza lúdica. Com o objetivo de recolher a opinião dos docentes sobre as temáticas em análise, também entrevistámos 5 Educadoras de Infância e 5 Professoras do 1.º Ciclo do Ensino Básico, em diferentes etapas do seu percurso profissional e com experiências de lecionação em escolas do ensino público e do ensino privado. No que respeita à nossa ação educativa, percebemos que ela foi decisiva para compreendermos os contextos e os contornos da nossa atividade profissional futura. Relativamente à problemática que decidimos aprofundar, concluímos que a Expressão Plástica, quando relacionada e integrada nas brincadeiras das crianças, potencia o seu desenvolvimento, em vários domínios, como a comunicação, a capacidade de observação, a autoconfiança e o espírito crítico, a gestão de sentimentos e emoções e o fortalecimento da imaginação e da criatividade.