Browsing by Author "Medeiros, Vera Lúcia da Costa"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Relacionamento empresa/cliente no mundo digital : uma abordagemPublication . Medeiros, Vera Lúcia da Costa; Tiago, Maria Teresa BorgesOs social media revolucionaram os meios de comunicação e a forma como as empresas interagem com os seus consumidores. O consumidor evoluiu e modificou a forma como busca informação antes da tomada de decisão de compra. A restauração tem sentido o alterar deste comportamento, quer pelo aumento da exigência dos consumidores, quer pela procura de validações de terceiros antes mesmo de procurarem o estabelecimento de restauração. O objetivo do presente trabalho consiste na busca de respostas de quem são estes novos consumidores e como eles estão presentes nos social media. Para tal, procurasse não só indagar os internautas sobre as suas motivações, mas também verificar as dinâmicas existentes dentro de uma rede social temática. Assim, consegue-se traçar o retrato do peso que os social media têm na tomadas de decisão de estratégia de comunicação das empresas e, também, o que são comunidades virtuais temáticas e quem nelas participa. O tipo de investigação adotado neste estudo foi do tipo quantitativo de natureza descritiva, recorrendo-se à recolha direta de conteúdo na rede social Facebook, na comunidade temática e ao método de questionário online. Foram obtidos 100 questionários válidos, os quais fornecem um conjunto de perceções sobre a utilização desses das comunidades virtuais temáticas. A análise de clusters foi realizada recorrendo ao método Kmeans Clusters, de forma a verificar as hipóteses de estudo. Os resultados apontam para a existência de diferentes perfis de utilizadores dentro da comunidade virtual temática, com diferentes motivações de presença, sendo que o fator em comum é o de comida como comunidade.