Browsing by Author "Medeiros, Carolina Miranda Pereira"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Dos palcos da escola para os palcos da vida : a expressão dramática em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Medeiros, Carolina Miranda Pereira; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente Relatório tem como principal propósito apresentar, analisar e refletir sobre as práticas pedagógicas desenvolvidas no âmbito das unidades curriculares de Estágios Pedagógicos I e II, no contexto da Educação Pré-Escolar e do 1.º Ciclo do Ensino Básico, os quais fazem parte do Mestrado em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, ministrado na Universidade dos Açores. Para além destas práticas pedagógicas, paralelamente à nossa análise e reflexão acerca práticas pedagógicas desenvolvidas, debruçamo-nos num tema que é pouco abordado, considerando que este deve ser valorizado, apostamos na área da Expressão Dramática. Nesta linha de pensamento, intitulamos o presente Relatório de Dos palcos da Escola para os palcos da vida: A Expressão Dramática em contexto de estágio na Educação Pré-Escolar e no 1.o Ciclo do Ensino Básico. De forma a enriquecer e desenvolver as nossas reflexões, apresentamos também um estudo empírico, no qual procuramos compreender as principais perceções e preocupações dos Educadores de Infância e dos Professores do 1.º Ciclo do Ensino Básico, acerca do papel das Expressões Artísticas no geral, como também do lugar do Jogo Dramático/Teatro e da Expressão Dramática nas suas práticas pedagógicas diárias. Para a realização deste estudo, procedemos à aplicação de um inquérito por questionário que foi bem recebido pelos Educadores/Professores da Região Autónoma dos Açores e da região de Portugal Continental, sendo que obtivemos uma amostra final de 250 inquiridos. Para além deste instrumento de recolha de dados, também recorremos à análise documental, nomeadamente das nossas planificações e avaliações. Concluímos que a Expressão Dramática é uma área de Expressão que nos apresenta um mundo rico em potencialidades, as quais não devemos desvalorizar. Vimos também que esta área já é trabalhada pela criança, mesmo que de forma indireta, logo após o seu nascimento. Neste mesmo sentido, o educador/professor deve ter a preocupação de explorar os mais variados conteúdos explorados nesta área, de forma que consigamos, todos juntos, mudar a ideia de que esta área é dispensável e desnecessária. A Expressão Dramática é sim a área que mais ajuda a criança a conhecer-se e a si e aos outros.
