Browsing by Author "Medeiros, Carla Furtado"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Queres que te faça um desenho? O lugar e o papel das imagens na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Medeiros, Carla Furtado; Fialho, Adolfo Fernando da FonteO presente Relatório de Estágio surge no âmbito do trabalho desenvolvido nas unidades curriculares de Estágio Pedagógico I e Estágio Pedagógico II, integradas no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Este documento dará conta de todo o trabalho desenvolvido no contexto dos dois estágios pedagógicos em causa, o primeiro realizado na Educação Pré-Escolar e o segundo no 1.º Ciclo do Ensino Básico, e terá como principal objetivo a análise e reflexão de toda a nossa ação educativa, em especial, das práticas que deram realce à temática que decidimos aprofundar no nosso estudo. A temática em causa centrou-se na abordagem ao lugar e ao papel das imagens em contexto educativo, aqui entendidas sob duas perspetivas: as que servem de recurso à prática pedagógica de Educadores e Professores do 1.º CEB e as que são produzidas pelas(os) crianças/alunos em momentos de Expressão Plástica, que são resultado da sua forma natural de expressão. A necessidade de aprofundarmos este tema fundamentou-se, por um lado, na quase inexistência de estudos relacionados com a imagem e com as suas potencialidades pedagógicas. Por outro lado, e na sequência de alguns estudos desenvolvidos no âmbito desta área curricular, quisemos aprofundar os motivos evocados para a sua fraca exploração, dando relevância ao desenho, um dos seus conteúdos mais explorados neste domínio. Por forma a cumprirmos tais propósitos, baseámo-nos em atividades desenvolvidas nos nossos dois estágios, que se apresentam sob a forma de categorias, devidamente fundamentadas, analisadas e refletidas, recorrendo a contributos de autores da especialidade. Como complemento, realizámos 10 entrevistas, 5 a Educadores de Infância e 5 a Professores do 1.º CEB, com o intuito de conhecermos as suas opiniões e representações relativamente às temáticas em análise. Concluímos que, na conceção dos nossos entrevistados as imagens assumem-se, de facto, como elementos motivadores e facilitadores no processo de aprendizagem das crianças. Neste particular, percebemos que, em ambos os níveis de ensino, é mais recorrente a utilização de imagens com a função ilustrativa e informativa. Relativamente à Expressão Plástica, concluímos que esta é valorizada tanto por Educadores de Infância como por Professores do 1.º CEB. No entanto, no 1.º CEB a sua exploração diminui consoante o avançar dos anos de escolaridade. Ainda no que concerne a esta área, notámos que o desenho era o conteúdo mais explorado e apercebemo-nos que estes profissionais estão sensíveis para a análise dos mesmos.