Browsing by Author "Dinis, Raquel José de Jesus Vigário"
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- Experiências na construção e gestão de materiais pedagógicos inspirados no Método de Singapura na Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Abreu, João Cristiano Figueira; Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo CunhaA adequada utilização de recursos didáticos ou materiais pedagógicos no processo de ensino-aprendizagem tem associado um vasto conjunto de vantagens fundamentais para a formação integral das crianças/alunos, contribuindo para a qualidade educativa. Os pressupostos científico-pedagógicos subjacentes ao modelo curricular do ensino da Matemática em Singapura, que serviu de inspiração ao trabalho apresentado neste artigo, evidenciam a importância de, desde os primeiros anos, o ensino da matemática requerer grande intencionalidade, contextualização e integração de práticas. Neste cenário, impõem-se a necessidade de haver um extremo cuidado científico e didático na elaboração e implementação de quaisquer materiais pedagógicos que se pretendam adequados. Neste artigo, apresentamos e analisamos o potencial científico-pedagógico evidenciado por um conjunto de materiais que estruturaram experiências de aprendizagem desenvolvidas no decorrer de Estágios Pedagógicos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. Assim, a partir da abordagem aos pressupostos científico-pedagógicos enunciados em literatura da especialidade e com base na nossa experiência, refletimos sobre boas práticas nos processos de conceção e gestão de materiais didáticos visando, intencionalmente, a promoção de aprendizagens integradas e significativas no ensino da Matemática nos primeiros anos.
- Os Princípios Orientadores do Método de Singapura e a Aprendizagem da Matemática no 1.º Ciclo do Ensino BásicoPublication . Dinis, Raquel José de Jesus Vigário; Teixeira, Ricardo Cunha; Pacheco, Sónia MeloNeste artigo, analisamos o potencial científico-pedagógico evidenciado por um conjunto de experiências de aprendizagem desenvolvidas no decorrer de um Estágio Pedagógico no 1.º Ciclo do Ensino Básico, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Universidade dos Açores. As experiências de aprendizagem dinamizadas demonstram o elevado potencial da abordagem concreto-pictórico-abstrato no ensino da Matemática, em articulação com as demais teorias edificadoras do currículo de Singapura, com destaque para o papel central que deve ser atribuído à Resolução de Problemas. Esta abordagem revelou-se motivadora para as crianças, favorecendo o estabelecimento de conexões e a mobilização de conhecimentos, condições fundamentais à compreensão relacional de conceitos, procedimentos e processos matemáticos, ao desenvolvimento de atitudes positivas face à Matemática e ao investimento na metacognição ao incutir nos alunos o hábito de pensarem sobre aquilo que aprenderam e, de uma maneira geral, sobre os seus próprios processos de pensamento.