Browsing by Author "Cordeiro, Nuno Filipe Dias"
Now showing 1 - 1 of 1
Results Per Page
Sort Options
- Social media nas organizações açorianas: políticas, estratégias e perceçõesPublication . Cordeiro, Nuno Filipe Dias; Tiago, Maria Teresa Borges; Tiago, Flávio BorgesOs social media criaram novas oportunidades mas também novos desafios às organizações, originando um novo contexto de atuação, em grande parte influenciado por alterações nos hábitos e comportamentos do consumidor. O objetivo da presente investigação consiste em analisar as posturas e as estratégias adotadas nas organizações Açorianas, bem como as perceções decorrentes da utilização dos social media. O tipo de investigação adotado neste estudo foi do tipo quantitativo de natureza descritiva, recorrendo ao método de questionário online. Foram obtidos 232 questionários válidos, os quais fornecem um conjunto de perceções sobre a utilização desses meios. A análise de Kruskal-Wallis foi realizada de forma a verificar as hipóteses de estudo. Os resultados mostram que a maioria das organizações do estudo já aderiram aos social media e que o Facebook é utilizado em praticamente todas. Os motivos de adesão são sobretudo: atingir um público mais amplo, criar notoriedade e comunicar com clientes. A dificuldade mais significativa sentida após a adesão é a falta de recursos ou disponibilidade. Ações de marketing e criação de conteúdo são as atividades mais utilizadas. Notavelmente, mais de metade não tem uma estratégia definida nem recorre à medição como forma de avaliar a sua presença, isto apesar de praticamente todas considerarem que esses meios favorecem o desempenho da atividade. Os social media é um tema muito estudado na perspetiva dos consumidores, mas encontra-se ainda numa fase inicial de investigação numa perspetiva organizacional. Esta dissertação procurou contribuir para o conhecimento sobre a utilização e o envolvimento dos social media nas organizações e em especial no contexto Açoriano.