Browsing by Author "Carvalhinho, Cristina"
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- Imagens de alunos do 8º ano de escolaridade sobre a ciência, os cientistas e o trabalho científicoPublication . Carvalhinho, Cristina; Cunha, Jorge; Gomes, CarlosA literacia científica deve ser considerada como um pré-requisito para uma cidadania responsável, para que as sociedades integrem pessoas capazes de pensar e de agir cientificamente (Solomon, et al., 1995). Assim, os cidadãos devem estar preparados para, de forma consciente, apresentarem uma postura crítica em relação a assuntos que envolvam a Ciência, Tecnologia e a Sociedade. Esta postura crítica requer, entre outras aprendizagens, a construção de imagens adequadas da Ciência e dos cientistas. No entanto, o ensino da Ciência tem, muitas vezes, ignorado estas questões, pelo que vários trabalhos de investigação têm assinalado a existência, nos alunos, de imagens de Ciência e dos cientistas que são, total ou parcialmente, incompatíveis com as concepções contemporâneas da natureza da Ciência e do modo como o conhecimento científico se constrói. Nesta comunicação, pretende-se apresentar os resultados de um trabalho realizado com alunos de uma turma do 8º ano de escolaridade, cujo principal objectivo foi o de identificar, algumas imagens que estes alunos têm da ciência e dos cientistas e ajudá-los a (re)construir imagens compatíveis com as perspectivas veiculadas pela NFC. Para a consecução deste objectivo foram utilizados os materiais didácticos “Scientists – They`re Everywhere!”, adaptados de Stahl e Stahl (1995). Referências: Solomon, J. et al. (1995). Science education: A case for european action? – A whiter paper on science education in Europe preliminary draft). European Comission and Fundação Calouste Gulbenkian. Stahl, N. e Stahl, R. (1995). Society and science. Decision-Making Episodes for Exploring Society, Science, and Technology. New York: Addison-Wesley Publishing Company.
- Referencial Curricular para a Educação Básica na Região Autónoma dos AçoresPublication . Alonso, Luísa (Coordenadora); Sousa, Francisco; Gonçalves, Lucília; Medeiros, Conceição; Carvalhinho, Cristina"[…]. Assim, como se advoga no Decreto Legislativo Regional n.º 21/2010/A, o CREB representa a continuação da aposta num currículo orientado para o desenvolvimento de competências, na linha das tendências internacionais, por um lado, e, por outro, na criação de condições para que o domínio dessas competências, por parte dos alunos, seja progressivamente melhorado. Numa lógica de escola inclusiva, fiel aos compromissos assumidos na Declaração de Salamanca, estas orientações têm de ser interpretadas à luz do princípio da maximização das oportunidades para que cada aluno, quaisquer que sejam as suas características, consiga tirar o máximo partido do seu potencial, desenvolvendo as competências ao nível mais elevado possível. A criação deste Referencial assenta, ainda, no pressuposto de que a escola básica, enquanto instituição social, possui três funções essenciais, que designamos como personalizadora, instrutiva/do conhecimento e socializadora. […]". (da Introdução)