Browsing by Author "Cardoso, Margarida G.M.S."
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- Analogue based forecasting and food store location.Publication . Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S.; Oliveira, Rui CarvalhoBecause convenience is so important to today’s consumers, a retail store can prosper or fail solely based on its location. Recently, a changing retail environment is augmenting the location importance as retail economic groups develop multi outlet chains of small stores. Small stores as proximity outlets are especially dependent on location as their attraction power is limited and many sales come from pedestrians. In this presentation a methodology for the evaluation of alternative locations for new outlets from a recent food chain of small stores is described. The proposed approach defines macro chain expansion regions by analyzing demographic and competition variables in a Geographical Information Systems environment. After that, the potential micro locations in the region (the consideration set coming from real state data bases) are selected using na analogue based forecasting method. As a first step in the micro location analysis clustering and classification techniques are used to define types of existing outlets. Although a lot of data is available (including results from two inquiries, existing data bases on competition, demography, and a mystery shopping program) there are only a small number of stores, which makes clustering validation very difficult. Thus, several different techniques of external and internal validation with the explicit or implicit use of knowledge of specialists are used in order to validate the obtained clusters. The small clusters of 3 to 6 outlets defined by the latter method are used as analogue groups for forecasting sales in new locations. New locations are classified in one of the analogue groups and the next year forecasted average sales are used as criterion for location selection. The classification rules are derived from classification trees. Some of the rules are believed to be very general helping to support better location decisions.
- Apoio à decisão na localização de lojas de retalho.Publication . Mendes, Armando B.; Oliveira, Rui Carvalho; Cardoso, Margarida G.M.S.Uma das decisões mais importantes que um retalhista pode tomar é onde localizar uma nova loja. Porque a conveniência e proximidade são tão importantes para o consumidor, uma loja pode falhar apenas por ter sido escolhida uma localização errada. Num sector de retalho alimentar em constante mudança, com o aumento da competição e as restrições governamentais relativamente à abertura de grandes espaços comerciais, os grupos económicos estão a dedicar mais atenção às cadeias de lojas de menor dimensão. Estas lojas, como lojas de proximidade, são especialmente dependentes da localização, uma vez que o seu poder de atracção é limitado e uma grande parte das vendas provém de clientes que se deslocam a pé. O problema da localização é complexo por ser necessário considerar inúmeras variáveis na avaliação de localizações de lojas. Ainda que a importância da localização seja clara para todos, tentar perceber todos os aspectos do desempenho de lojas, potenciais localizações e comportamentos do consumidor obriga à recolha de enormes quantidades de informação de vários tipos como geográfica, demográfica, socioeconómica e referente a dinâmicas de competição. Neste trabalho descreve-se um projecto de apoio à decisão na localização de lojas de retalho alimentar de pequena a média dimensão que envolveu a recolha de dados durante dois anos aproximadamente. Montou-se um programa de mystery shopping onde foram avaliados vários aspectos relacionados com a localização, serviço e gestão da loja, tendo sido estendido a algumas lojas da competição nas proximidades. Foram igualmente realizados dois inquéritos aos clientes das lojas existentes. Estes inquéritos permitiram a caracterização do cliente, caracterização da relação cliente - loja (motivação, meios de deslocação à loja, escolhas e preferências) e ainda a identificação da concorrência. Em trabalhos anteriores apresentou-se já uma segmentação de clientes baseada nas respostas aos inquéritos com base em modelos de segmentos latentes de que resultaram dois tipos de clientes que foram caracterizados como Clientes Preferenciais e Clientes Eventuais. Utilizou-se ainda um grande número de variáveis quantitativas resultantes da base geográfica nacional do INE com informação demográfica do censo de 2001 e operacionalizada segundo um Sistemas de Informação Geográfico. Em conjunto com uma base de dados com a localização de mais de 600 lojas de retalho alimentar em Portugal, essas variáveis permitiram a avaliação de áreas de influência e a caracterização da concorrência. No decorrer do presente trabalho definiu-se ainda o problema a apoiar e os níveis de decisão envolvidos. Efectuou-se uma pesquisa bibliográfica sobre modelos e métodos utilizados em problemas semelhantes, tendo-se optado por métodos de analogia com análise discriminante. Assim, utilizaram-se os dados recolhidos para definir uma tipologia para as lojas existentes. Posteriormente utilizaram-se modelos discriminantes lógicos para deduzir regras de decisão que permitem classificar as localizações a avaliar numa das tipologias definidas. Por fim, após a validação dos modelos, programou-se o software APAV segundo uma filosofia loosely coupled sendo parte integrante de um conjunto de três componentes. Este sistema foi já utilizado para efectuar previsões para três novas lojas recentemente abertas ao público e que ainda não têm um ano de vendas. Se se comparar as previsões pelo modelo APAV com a extrapolação das vendas tendo em conta os meses disponíveis, obtêm-se erros de previsão relativos na ordem dos 10% para duas das lojas e apenas 1% na outra. Os modelos discriminantes utilizados podem igualmente ter uma leitura normativa, permitindo deduzir regras para encontrar boas localizações. Assim, analisam-se as regras de decisão deduzidas para as tipologias mais bem sucedidas de modo a obter normas desejáveis para novas localizações e as menos bem sucedidas para características indesejáveis.
- Clustering supermarkets: the role of expertsPublication . Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S.This work is part of a supermarket chain expansion study and is intended to cluster the existent outlets in order to support the evaluation of outlet performance and new outlet site location. To overcome the curse of dimensionality (a large number of attributes for a very small number of existing outlets) experts' knowledge is considered in the clustering process. Three alternative approaches are compared for this end, the experts being required to: (1) a priori: provide values for perceived dissimilarities between pairs of outlets; (2) a posteriori: evaluate results from alternative regression trees; (3) interactively: help to select base variables and evaluate results from alternative dendrograms. The later approach provided the best results according to the marketing experts.
- Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalhoPublication . Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S.Neste artigo apresentam-se os resultados obtidos na tipificação de lojas de retalho alimentar de pequena dimensão. O objectivo da tipificação prende-se não só com a realização futura de acções de marketing mas também com a previsão de vendas por métodos de analogia. Ainda que se tenha recolhido muita informação resultante de inquéritos a clientes, bases de dados sobre concorrência, demografia do INE e por observação directa das lojas e localizações, o reduzido número de lojas existentes dificulta a avaliação interna das tipificações obtidas. Assim, sugerem-se e aplicam-se diferentes técnicas de validação interna e externa para construção dos agrupamentos de lojas com utilização de conhecimentos de especialistas. Os métodos apresentados de integração de conhecimento dos especialistas a priori apresentam bons resultados. No entanto, conclui-se pela melhor qualidade das soluções resultantes da integração dos especialistas a posteriori, verificando-se que variação intra-grupos das vendas anuais é menor segundo esta abordagem.
- Integração de conhecimento de especialistas na tipificação de lojas de retalho.Publication . Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S."[...]. Este trabalho situa-se no âmbito de um estudo de localização de lojas de retalho alimentar de pequena e média dimensão, pretendendo tipificar um conjunto de lojas existentes. Os referidos agrupamentos são úteis não apenas para se poder avaliar o desempenho relativo das localizações e gestão das lojas mas também e, por utilização de métodos de previsão por analogia, para avaliação de novas localizações potenciais (Lilien. e Rangaswamy, 2002, Clarke, et al., 2001 e Ghosh e McLaferty, 1987)."
- Previsão por analogia: utilização de modelos discriminantes lógicos.Publication . Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S.; Oliveira, Rui CarvalhoO sector do retalho em Portugal está a passar por uma reestruturação, tendo-se observado nos últimos anos a perda da liderança em termos de volume de vendas por parte das grandes superfícies em favor das pequenas e médias superfícies. Em 1997 os supermercados atingiram a liderança, em quota de mercado, e consolidaram a sua estratégia de expansão. Perante este cenário alguns grupos de retalho Portugueses estão a investir fortemente em lojas de pequena dimensão, que ofereçam uma gama de produtos limitada, mas surjam como uma alternativa aos grandes espaços principamente pela comodidade da proximidade e da rapidez de serviço. No entanto, a localização de lojas de pequenas dimensões é especialmente crítica, como alguns insucessos recentes comprovam. Assim, no âmbito de um estudo de localização de lojas de retalho de pequena a média dimensão, apresenta-se uma tipificação de 19 lojas pertencentes a uma cadeia, em quatro agrupamentos considerados análogos para efeitos de previsão de vendas. Localizações potenciais de novas lojas são afectas a um dos agrupamentos denominados: lojas grandes, lojas de bairro (grandes e pequenas) e lojas de passagem. Para tal utilizam-se modelos discriminantes lógicos e informação relacionada com a loja e com a localização. Comparam-se ainda algoritmos para obtenção de modelos discriminantes lógicos como CHAID e CART para a função específica em estudo.
- Segmentação de clientes de lojas de pequena dimensão.Publication . Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S.Neste trabalho apresentam-se resultados da segmentação de clientes de uma cadeia de retalho. A análise é baseada numa amostra de mais de 3500 respondentes a um inquérito. Para agrupar os indivíduos é estimado um modelo de segmentos latentes. A estimação tem como objectivo maximizar a função de probabilidade a posteriori e integra diversos algoritmos (implementados no software Latent Gold) usados em etapas sucessivas de um processo iterativo de estimação. Os segmentos de clientes distribuem-se de modo diverso em quatro tipos de lojas que se determinam. A tipificação das lojas, usando um método hierárquico de agrupamento, atende a apreciações qualitativas de especialistas.
- Spatial analysis data in supermarket site assessment.Publication . Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S.; Oliveira, Rui CarvalhoIn this presentation a methodology is suggested for site assessment and site selection based in a data analysis framework. This framewo rk consists in tree steeps using different data analysis methods from cluster analysis, classification trees and regression analysis. The different variables selected in all the models used for the three steeps are compared and the spatial analysis data importance in site assessment is evaluated. For variable importance several easures can be used. In this text we use the discriminant power for the selection of profiling variables and a precision index for classification trees. Dominance analysis is used for the multiple regression models in the forecasting procedure. The advantage of this technique over other techniques as the standardized coefficients is that it overcomes some limitations of stepwise regression. The different measures of variable importance result in a clear pattern for the relevance of spatial analysis variables, being only dominated by the "trade area". So, spatial analysis resulting variables are of special importance in site assessment studies and the delimitation method used for their calculation is relevant in their usefulness.
- Supermarket site assessment and the importance of spatial analysis dataPublication . Mendes, Armando B.; Cardoso, Margarida G.M.S.; Oliveira, Rui CarvalhoThis work is part of a dissertation that addresses the supermarket site assessment problem. We propose a 3-steps method for stores' site evaluation. (The 1st step yields the constitution of analogue groups of existent supermarkets, using a clustering procedure. On the 2nd step we use classification trees to classify new stores into specific analogue groups. Finally, on the 3rd step, we build a linear regression model to forecast new sites’ sales, based on several predictor variables, including dummy variables referred to analogue groups). In order to deal with demographic and competition data related to each supermarket, we use neighborhood delimitation techniques. Three alternative delimitation techniques and two aggregation procedures are compared. Results are evaluated based on the proportion of sales turnover variance that the alternative predictors are able to explain. (As a result, we select one aggregation procedure, although we conclude that none of the delimitation models: shortest path polygons and multiplicative weighted Voronoi diagrams, first and second order, present similar performance). Finally, we compare the relative importance of spatial data predictors in site assessment evaluation, using Dominance Analysis. As a result, the relevance of spatial analysis predictors clearly emerges being only dominated by the "trade area".