Browsing by Author "Botelho, Mafalda Dias"
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- A Relação Escola-Família: que implicações no Sucesso Educativo e na Formação para a Cidadania?Publication . Botelho, Mafalda Dias; Diogo, Ana Isabel dos Santos Matias; Fonseca, Josélia Mafalda RibeiroO envolvimento parental na vida escolar das crianças é socialmente reconhecido como essencial e indispensável. Não obstante este ser um tema muito estudado e debatido no âmbito da Sociologia, continua a ser pertinente refletir sobre os vínculos entre escola e família, sob o ponto de vista da Educação. Neste sentido, este relatório incide essencialmente nos agentes escola e família, bem como na relevância das relações entre estas no que diz respeito ao sucesso educativo das crianças e/ou dos alunos e ainda à construção de cidadãos reflexivos, responsáveis e ativos na sociedade. Assim, o reconhecimento da importância da relação entre a escola e a família e a intenção de conceber estratégias e promover atividades que envolvessem as famílias no quotidiano escolar dos seus educandos foram os principais motivos que levaram à opção pelo tema deste Relatório de Estágio: A Relação Escola-Família: que implicações no Sucesso Educativo e na formação para a Cidadania? Ao longo deste trabalho, é apresentada a prática educativa desenvolvida nos contextos de Estágio Pedagógico I e II, nos quais foram implementadas atividades potenciadoras da promoção de uma relação mais estreita entre a escola e as famílias. Ainda com o objetivo de obter representações da educadora de infância e da professora do 1.º Ciclo do Ensino Básico, bem como dos pais/encarregados de educação acerca da importância da relação entre a escola e a família, foram realizadas entrevistas às profissionais de educação e aos pais/encarregados de educação e foram aplicados inquéritos por questionário aos pais/encarregados de educação. Os dados obtidos possibilitaram planificar a ação educativa de forma contextualizada, potenciando o envolvimento e a participação das famílias. Concluímos, assim, com base na revisão da literatura e nas práticas implementadas, que é possível promover uma relação estreita entre a família e a escola, sendo as crianças e/ou os alunos os que mais beneficiam com ela. Contudo, apesar de reconhecida a importância deste vínculo, teimam em existir alguns entraves a ser superados nas dinâmicas desta relação. Torna-se, então, imprescindível continuar a diligenciar formas de ultrapassar esses obstáculos no sentido de um bem maior: potenciar o sucesso educativo das crianças e/ou dos alunos, bem como a formação dos mesmo enquanto cidadãos.
