Browsing by Author "Almeida, Leandro"
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- Autoeficácia percebida na eficácia docente : uma auscultação a professores do ensino básicoPublication . Caldeira, Suzana Nunes; Lima, Ana Paula; Carbonero Martín, Miguel Ángel; Almeida, LeandroNesta comunicação discute-se o conceito de auto-eficácia no contexto das práticas de ensino dos professores, mais concretamente a competência docente auto-percebida na sua relação com a eficácia docente. Ainda, a partir da reflexão falada de alguns professores do ensino básico, procura-se perceber se os discursos sobre as suas práticas se orientam mais para o currículo académico, isto é, conceptualmente próximo das áreas ou disciplinas dos programas de ensino, ou para as questões instrucionais e didácticas, ou seja, dando enfoque às orientações docentes e a metodologias de ensino de forma assegurar-se a valorização e o envolvimento de quem aprende. De igual modo, procura-se verificar o espaço da pessoa do aluno, suas necessidades e relacionamentos, nas preocupações docentes veiculadas. Deste modo, pretendemos perceber se os seus discursos atribuem importância a variáveis não cognitivas, por exemplo as percepções de competência pessoal e de competências relacionais dos alunos, na construção da sua intervenção pedagógica. Esta análise considera professores do Ensino Básico e pretendemos contribuir para uma discussão dos componentes que, no discurso dos próprios professores, marcam a sua eficácia docente.
- Escala de autoeficácia percebida na docência (ECAD) : adaptação e validação para PortugalPublication . Lima, Ana Paula; Almeida, Leandro; Carbonero Martín, Miguel Ángel; Valdivieso Burón, Juan António; Caldeira, Suzana NunesEsta comunicação descreve os procedimentos de validação para Portugal da Escala de Autoeficácia Percebida na Docência (ECAD), avaliando as competências docentes no processo de ensino-aprendizagem (comportamentos, atitudes, motivações e estratégicas cognitivas presentes ou descritivas do "professor eficaz"). Trata-se de uma escala de auto-relato, num formato tipo Likert, composta por 58 itens e uma estrutura fatorial tridimensional: Fator A – Socio-emocional (34 itens), composto por 8 variáveis: convívio, empatia, eficácia comunicativa, sensibilidade comunicativa, mediação, envolvimento afetivo, dinâmica de grupo e autoeficácia, Fator B – Interação comunicativa (15 itens), 6 variáveis: comunicação não verbal, assertividade, liderança executiva, resolução de conflitos, comunicação verbal e liderança afetiva; Fator C –Instrução (9 itens), 3 variáveis: controle, planificação e adaptação a novas situações. Esta comunicação descreve os procedimentos seguidos na tradução e retrotraduação da escala, seguindo as normas da International Tests Commission. Professores e docentes universitários relacionados com a formação de professores realizaram a análise qualitativa dos itens com o objetivo de avaliar a sua compreensibilidade e relevância. Procurando uma maior validade ecológica da escala, os itens foram formulados tomando em consideração as praticas pedagógicas usuais dos professores e também as expressões por eles usadas na sua descrição. Seguidamente, avançou-se para um estudo quantitativo da homogeneidade dos itens e dimensionalidade da escala, tendo essa aplicação decorrido online (sistema LimeSurvey) e em papel (em menor número). Centena e meia de professores do 3º ciclo do ensino básico, na sua quase totalidade proveniente da região norte do país, por decisão dos autores, integraram a amostra. Os resultados em termos de consistência interna e estrutura dimensional da escala serão apresentados.