DSOC - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing DSOC - Parte ou Capítulo de um Livro / Part of Book or Chapter of Book by Author "Diogo, Ana Matias"
Now showing 1 - 3 of 3
Results Per Page
Sort Options
- Children's practices of ICT and social inequalities : on the uses of the Magalhães computer in two school communitiesPublication . Silva, Pedro; Diogo, Ana Matias; Coelho, Conceição; Fernandes, Conceição; Viana, JoanaThis paper addresses the Portuguese government measure that introduced a laptop - the Magalhães computer - in primary education as an attempt to extend the social base of the use of ICT. It tries to give an account of family adhesion to this computer, of some of its uses by children in different contexts, and of the question of inequality in opportunities and uses of ICT. It was based on two studies conducted in schools from two towns in different Portuguese regions. Their methodological design took a longitudinal stance and included a quantitative strand through a survey with teachers, parents and children, as well as a qualitative strand through interviews with teachers and parents and the ethnography of a class in each setting. Data revealed a) a strong adhesion to the Magalhães; b) its regular use by children (mainly at home, secondly, at school, and, thirdly, in other contexts), predominantly under their own initiative; c) the existence of a greater proportion of other computers at home by families with a higher degree of education; d) a more frequent and widespread use of the Magalhães at home by children of parents with a higher degree of education; e) a significantly uneven family support, which is stronger in socially advantaged groups; and f) less imposing rules on the use of the Magalhães at home by families with less education. Data suggest a double trend: a) a widespread acquisition of the Magalhães; and b) a selective use of the computer by the different social groups, accompanied by family mediation that is also selective. This means that, although the first political goal of the programme has apparently been fulfilled, it still lacks the next step, which addresses the effects of the socially differentiated uses of ICT at school and at home.
- Crianças e TIC : uma relação desigualmente construída na famíliaPublication . Silva, Pedro; Diogo, Ana Matias; Coelho, Conceição; Fernandes, Conceição; Viana, JoanaAs crianças têm cada vez mais acesso, e em idades mais precoces, às tecnologias de informação e comunicação (TIC), em diversos contextos, muito especialmente em casa. Para isso tem contribuído o investimento realizado quer pelo Estado, quer pelas próprias famílias. Abordamos, neste texto, o modo como os usos das TIC, em geral, e no trabalho escolar, em particular, por parte das crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico, são coordenados na família (definição de regras e acompanhamento dos usos) e como essa coordenação é realizada em função dos recursos possuídos (escolares e digitais) e das dinâmicas de organização interna das famílias. Procuramos, assim, perceber em que medida a construção da relação das crianças com as TIC é marcada por desigualdades externas (desigualdades sociais) e internas ao contexto familiar (desigualdades de género na repartição do trabalho familiar), assim como ambas se articulam. Equacionam-se estas questões a partir de dados de dois estudos de caso, realizados em regiões diferentes de Portugal, que incidiram nos usos e efeitos do computador Magalhães. Partindo de dados qualitativos e dos resultados de uma análise de cluster hierárquica, reveladora da existência de três perfis de relação com o computador Magalhães, relacionados com usos diferentes de outros computadores, por parte das crianças, evidencia-se a forma como esses perfis se encontram associados a desigualdades de classe e de género no trabalho de coordenação realizado pelas famílias.
- As mães no uso das novas tecnologias pelas crianças : protagonismo feminino num universo masculino?Publication . Diogo, Ana MatiasO uso das novas tecnologias tem vindo a expandir-se e a ser incentivado ao abrigo de noções como a de sociedade da informação, de sociedade do conhecimento ou de sociedade em rede, dominantemente associadas a crenças positivas acerca do impacto do computador e da internet nas mais diversas esferas da sociedade. No reverso destas crenças positivas encontra-se a preocupação com o combate à info-exclusão. As crianças e os jovens têm constituído um alvo privilegiado de algumas das políticas governamentais que procuram, nomeadamente através da escola, preparar as novas gerações para esta nova ordem social, alicerçada nas tecnologias de informação e comunicação (TIC). Contudo, é especialmente no espaço familiar que as crianças e os jovens se apropriam das novas tecnologias e, além disso, é a mãe quem desempenha o principal papel na mediação dos usos das TIC por parte dos filhos em casa. A partir de dados de um estudo de caso sobre o uso do computador Magalhães, neste texto explora-se o modo como os usos das novas tecnologias, por parte das crianças do 1º ciclo do ensino básico, são coordenados na família, procurando desigualdades internas (na repartição do trabalho familiar), e como estas se articulam com desigualdades de origem externa (desigualdades de condição social). A análise revela que a sociedade da informação implica, regra geral, um acompanhamento e gestão dos usos das TIC feitos pelas crianças no contexto familiar. Trata-se de uma missão essencialmente assumida pelas mães, não tanto porque essas estejam mais familiarizadas com as novas tecnologias (um universo conotadamente masculino), mas porque incorporam a tarefa, numa extensão do papel tradicional de educação e envolvimento na escolaridade dos filhos. Esta conclusão, surge especialmente vincada, quando cruzada com a condição social: as mães com menores recursos educativos são as que mais assumem este papel, por contraste com o pai. As desigualdades de género na repartição do trabalho familiar conjugam-se, assim, com as desigualdades de condição social na construção da relação das crianças com as novas tecnologias, através da coordenação familiar.