DSOC - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals
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Artigo ou um editorial publicado numa revista científica.
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Browsing DSOC - Artigos em Revistas Nacionais / Articles in National Journals by Author "Diogo, Ana Matias"
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- O regresso dos exames do 4.º ano : escola, crianças e dinâmicas familiares na blogosferaPublication . Melo, Benedita Portugal; Diogo, Ana Matias; Ferreira, ManuelaEste texto analisa os discursos que circularam na blogosfera, de 2012 a 2015, a propósito dos exames do 4.º ano de escolaridade, com o objetivo de compreender as conceções de escola e de criança ali difundidas e desvendar as dinâmicas familiares que tendem a ser realizadas na sequência desta medida política. Os dados apresentados resultam da análise de conteúdo de 159 posts publicados em 50 blogues. As nossas conclusões salientam a emergência de uma "parentocracia", liderada pelas mães, exercida em processos de escolarização cada vez mais precoces, sujeita a tensões e sustentada em conceções compósitas da criança enquanto ator educativo.
- Trajetórias escolares e sentidos atribuídos à escola entre a tradição e a modernidade : perfis de jovens açorianosPublication . Diogo, Ana MatiasNo quadro da crise de oportunidades juvenis e dos processos de individualização das sociedades contemporâneas, a experiência escolar dos jovens tem vindo a alterar-se. Mais prolongada, mas também marcadamente instrumental, baseada no reconhecimento da utilidade dos diplomas, e simultaneamente expressiva, na medida em que se associa à busca da realização pessoal. Tais tendências não impedem que esta experiência continue a ser fortemente estruturada por desigualdades. Analisamos o caso da Região Autónoma dos Açores, um território marcado por indicadores educacionais particularmente desfavoráveis. A partir da análise de uma amostra representativa dos jovens açorianos, entre os 15 e os 34 anos, identificam-se diversos perfis relativamente à sua trajetória escolar e sentido atribuído à escola. A par de um reconhecimento generalizado do valor da escola, que atravessa os vários perfis, salienta-se a diversidade de experiências (mais instrumental ou mais expressiva) e a fragilidade dos percursos escolares de muitos jovens açorianos, caraterizados pela exclusão, penosidade e insucesso.