ARQ - Ciências Sociais
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Browsing ARQ - Ciências Sociais by Author "Carmo, Francisco"
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- Autonomia da universidade : eleição do Magnífico ReitorPublication . Carmo, FranciscoLe texte énumère les Facteurs individualisant du récipiendaire, lors de la cérémonie officielle de sa nomination au titre de Recteur de l'Université des Açores, selon l'ordre du vers latin: forma, figura, locus, tempus, stirps, patria, nomen, qualités par lesquelles il l'identifie et le désigne. Il relevé les aspects fondamentaux de son PROJET, offert à la communauté universitaire qui l'a élu, et notamment: les Principes qui l'inspirent- 1) l'Université est une institution de mérite scientifique, 2) un organe de création et de transmission du savoir, 3) un puissant facteur de l'universalité des Açores; les Vecteurs qui l'animent- 1) Révision des plans d'études (création, entre autres, d'un cours de sociologie), 2) priorité à donner aux installations de l'Université. On analyse également, à grands traits, I'INSTITUTION: 1) Problématique de l'Université sous l'aspect de l'autonomie acquise, de la spécialisation intégrée et de la contribution au développement régional; 2) Profil de l'universitaire, dont se détachent quelques traits particuliers - rationalité, scientificité, attitude pédagogique et disposition morale.
- As ciências sociais : ponto de encontro entre o compromisso social e a função cultural da UniversidadePublication . Carmo, FranciscoDez anos passaram sobre a criação da Universidade dos Açores. É pouco para uma instituição, mas o bastante para ver de pé uma experiência e sabê-la consistente. Ela deve-se à nteligência e tenacidade de um homem que a lançou – o Prof. Doutor José Enes P. Cardoso. Mas não é alheia à sua eficácia, e não lhe tira o mérito, a acção de outros, de diversas proveniências, que criaram apoios, um ambiente favorável, originaram um consenso. A organização inicial foi, com dedicação inteligente, continuada e apurada pelo Reitor sucessivo e actual – o Prof. Doutor António Bettencourt Machado Pires. A estas acções de arranque e de organização consolidada é de juntar a presença, a resposta adequada e o bom senso dos alunos-estudantes que a souberam trazer viva e não mutilada, apesar das dificuldades, até este 10.º Aniversário. Sem eles não haveria Universidade. E a colaboração útil e o suporte dos funcionários não são de esquecer. E aqui estamos neste novo limiar que, se é ocasião propícia para celebração, também é de reflexão sobre os problemas pendentes e as soluções que se descobrem, face à experiência adquirida e às interpelações que a sociedade e a Região nos levantam.
- Informação : RecensãoPublication . Carmo, Francisco
- Inovação e mudança social : atitudes e liderançaPublication . Carmo, FranciscoInovação, mudança social e desenvolvimento estão não só ligados a factores estritamente económicos, mas também, e bastante, a factores socio-culturais - tradições, valores, crenças, habilitações literárias e outros. Entre eles avulta o factor religioso que é especialmente tratado neste estudo sobre a Ilha Terceira em relação aos sub -temas: 1) “Atitudes relativamente a Deus” no contexto da acção humana no mundo, expressa na proposição maior “Trabalha que Eu (Deus) te ajudarei”, que mereceu um consenso maioritário da parte dos entrevistados, nas cinco freguesias da ilha; 2) “Lideranças na comunidade rural” com vista ao desenvolvimento, para o qual se destacaram em primeiro lugar o “Presidente da Junta” e, em segundo lugar, o “Pároco”, o que não deixa de implicar a função religiosa que lhe cabe; 3) um e outro foram confrontados com dados já existentes em publicações anteriores, resultantes de investigações nas “Ilhas de S. Miguel” e do “Faial”. Do apuramento feito pôde verificar-se a “não inibição do factor religioso”, em tais circunstâncias, e a utilidade de referenciar-se a estes e outros estudos na perspectiva de acções inovadoras e de desenvolvimento.
- LeiturasPublication . Oliveira, Manuel Ferreira Rodrigues; Carmo, Francisco; Almeida, Onésimo Teotónio; Borges, Diniz
- O meio rural açorianoPublication . Carmo, FranciscoMerecida é a atenção e o estudo que se vêm prestando ao meio rural. A sua população é maioritária na Região Açores. Nele sobrevivem, em muitos casos, fenómenos de atraso ligados a uma sociedade tradicional e, tantas vezes, à incúria dos homens. É também ele objecto e sujeito de transformações e de inovações que vêm ocorrendo ao ritmo do tempo ou se projectam num sentido de promoção. Este quadro natural e humano tem um modo de ser que, participando do todo em que se insere, assume aspectos próprios, diferenciados que, no conjunto, se designam por cultura rural ou subcultura em relação com a globalidade social e nacional que o circunscreve, envolve. Assim podemos falar também do meio rural açoriano e da subcultura do açoriano.
- Objectivos humanos do desenvolvimentoPublication . Carmo, Francisco«Ter-mais», «valer-mais», «ser-mais» são expressões usadas por J .-L. Lebret e em outros documentos que nele se inspiram para significar a aspiração a um estado melhor de vida sempre presente na humanidade. Na era pré-científica e pré-técnica o «ter-mais» distribuía-se irregularmente (por poucos) e havia a ideia de que tal situação era inevitável, que muitos tinham de resignar-se a tal destino. Posteriormente, na época científico-técnica, tal convicção alterou-se e sabe-se existirem formas ou processos que, usados, permitiriam generalizar o «ter-mais». Neste contexto deu-se ênfase ao ideal da riqueza ou riquezas com prejuízo, às vezes, do «valer-mais», «ser-mais». […].
- RecensõesPublication . Carmo, Francisco; Martins, Rui de Sousa
- Relações de parentesco e tripulações piscatórias : abordagem sociológica na freguesia de Rabo de Peixe, S. Miguel- AçoresPublication . Pollnac, Richard; Carmo, FranciscoNo presente trabalho são examinadas as relações de parentesco entre os pescadores da freguesia de Rabo de Peixe, S. Miguel, Açores e, de forma particular, o papel das relações de parentesco na estrutura das tripulações dos barcos de pesca.
- Religião é culturaPublication . Carmo, FranciscoTout ce que produit l'homme possède la marque de l'humain et se transmet ainsi d'une génération à l'autre, tout ce que l'homme produit est culture. A côté des formes spécifiques de culture, on peut trouver également la culture religieuse: "ensemble de structures, de normes de comportement e/ de significations qui dépassent l'expérience immédiate et se réfèrent aux croyances, rites, normes morales, et pratiques, attitudes et sentiments en rapport avec un Au-Delà plus ou moins personnalisé, et qui se manifeste en expressions concrètes – langage, littérature, etc." Une fois achevée la phase charismatique, s'institutionnalisant à divers niveaux, la religion se fait culture en acquérant une certaine stabilité, sans perdre ses aspects innovateurs. Sans pour autant cesser d'être une expérience vécue, elle possède aussi un encadrement sociohistorique qui la caractérise. Parles processus de socialisation et d'inculturation elle se forme et se transmet grâce à la famille, à l'école, aux église et à leurs institutions, aux mass media. Les mutations récemment survenues créent les sociétés dites postindustrielles, informatiques ou post-matérialistes qui tendent à informer la culture religieuse. A la modernité, faite d'adaptations rapides à l'évolution de la pensée et des technologies, succèdent les sociétés postmodernes que certains caractérisent par la détérioration de la métaphysique, la mise en évidence d'une "conception faible de la raison" et l'instauration de modèles du type simulacre. Dans une telle situation, une nouvelle inculturation religieuse s'avère plus que jamais urgente, inculturation religieuse s'avère plus que jamais urgente.