DGST - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis
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Também documentos cujo grau seja igual ou mais elevado que TESE DE DOUTORAMENTO, mas não siga a Convenção de Bolonha, são colocados nesta categoria.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DGST - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis by Author "Carreiro, Maria João Soares"
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- A produção de educação nos Açores: a nota de matemáticaPublication . Carreiro, Maria João Soares; Vieira, José CabralO presente trabalho alicerça-se no instrumental teórico e analítico desenvolvido no âmbito da Economia da Educação, com o intuito de avaliar o desempenho dos alunos da Região Autónoma dos Açores, com base em dados obtidos através da aplicação de inquéritos aos mesmos, nas várias escolas secundárias da Região. Pretende-se, assim, contribuir para uma melhor perceção da relação entre recursos (fatores produtivos utilizados) e a produção do sistema educativo açoriano, com base no desempenho do aluno na disciplina de Matemática no 9.º ano de escolaridade. O desempenho do indivíduo pode ser explicado com base nos modelos Probit Ordenado e Logit Multinomial, nos quais foi testada a influência de diferentes conjuntos de variáveis na determinação da nota obtida no 3.º período do 9.º ano (avaliação sumativa interna), na Prova Final de ciclo (avaliação sumativa externa) e, por último, na propensão do indivíduo aquando da realização da Prova descer, manter ou melhorar o nível atribuído no final de Período. Os resultados obtidos apontam para a existência de uma relação positiva entre os níveis educativos elevados dos pais e o desempenho educativo do filho, exercendo também influência positiva o envolvimento dos pais com o filho, nomeadamente, os momentos de conversação sobre programas televisivos. O efeito negativo da existência de irmãos mais velhos no agregado familiar sobre o resultado educativo do indivíduo também está patente nas conclusões obtidas. Outro contributo reside na confirmação que o indivíduo inserido numa família de baixo rendimento tem menor probabilidade de atingir resultados escolares mais elevados. Uma forte associação positiva entre a atitude do aluno em relação à Matemática e a sua realização na disciplina está patente nos resultados obtidos. Também se comprova que, a escola e a turma condicionam o desempenho educativo do aluno.