CEEAplA Working Paper Series 2016
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Browsing CEEAplA Working Paper Series 2016 by Author "Moniz, Ana Isabel Arruda"
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- Business and events tourism in the Azores: the case study of the International Big Game Fishing TournamentPublication . Silvestre, Natacha de Mendonça; Moniz, Ana Isabel Arruda; Batista, Maria da Graça CâmaraAtualmente os eventos são utilizados como instrumento de promoção turística e como forma de incremento da economia regional (Chang, 2006). A Associação de Turismo dos Açores refere que “dando continuidade ao aumento da notoriedade do destino Açores através da captação de eventos internacionais (...) continuaremos a conjugar esforços, junto dos respetivos públicos-alvo, de modo a potenciar a comercialização da Região através de pacotes turísticos” (ATA, 2015, pág. 20). O presente estudo pretende aferir: a) se o Torneio Internacional de Big Game Fishing (TIBGF) contribui para a divulgação dos Açores, enquanto destino para a prática da pesca desportiva e b) se a estratégia de promoção ao evento está a surtir efeito na divulgação deste produto turístico junto dos mercados-alvos com maior potencial. A recolha de dados é efetuada através de entrevistas diretas aos organizadores do TIBGF e de inquéritos por questionário aos participantes do evento. Os resultados demonstram que a Região é capaz de criar e captar eventos internacionais orientados para nichos de mercado. Todavia, no que respeita à promoção e comercialização do evento, a estratégia adotada fica aquém das expectativas. Numa altura em que as autoridades regionais estão a implementar programas de apoio à captação e promoção de eventos, importa avaliar a eficácia das políticas promocionais no que respeita à afirmação da marca Açores no contexto internacional.
- The gastronomy essence in cultural valorization : the case of Slow Food in the AzoresPublication . Viveiros, Carolina da Conceição Matos; Moniz, Ana Isabel Arruda; Mendes, Armando B.O Slow Food é um movimento internacional que valoriza os produtos alimentares tradicionais, artesanais e locais. Privilegia a culinária na sua origem, relacionando-a com os hábitos e cultura de um povo. Preserva a biodiversidade e a sustentabilidade do mundo rural, defendendo o prazer de uma experiência gastronómica. É um movimento que surge como expressão alternativa do fast food, mas ainda sem registo nos Açores. Este projeto promove a sua implementação nesta Região, com o aproveitamento dos recursos naturais, culturais, gastronómicos e tradicionais que tanto a valorizam. Tem por base a incrementação do valor da identidade gastronómica e cultural do arquipélago, potenciando o seu sector turístico. Foram efetuados inquéritos a Chefs, empresários, outros agentes e pessoas singulares ligadas à restauração e à gastronomia local, para complementar o estudo de implementação deste conceito nos Açores. Os resultados demonstram que a maioria dos inquiridos já tem algum conhecimento da filosofia Slow Food, abordam o tema com entusiasmo e reconhecem ser uma experiência diferenciadora que valorizará a oferta turística. O Slow Foodvisa atingir um nicho de mercado sensibilizado pela procura de produtos turísticos naturais, representando simultaneamente uma fuga aos destinos massificados, na procura do sossego e tranquilidade que a natureza pode oferecer.
- Gay tourism : are you prepared?Publication . Rodrigues, Carolina Gomes; Moniz, Ana Isabel Arruda; Tiago, Flávio BorgesConsiderando o crescimento da visibilidade da comunidade LGBT e da discussão do seu impacto económico no turismo, este estudo pretende analisar as especificidades deste segmento e a aceitação do mesmo por parte das unidades hoteleiras açorianas, no processo de reserva de alojamento turístico. Para tal, foram criados casais fictícios (homossexuais e heterossexuais) e, a partir da listagem oficial de alojamentos, foi enviado um e-mail, redigido por um desses casais, requisitando informações e disponibilidade para uma estadia em lua-de-mel. Os resultados indicam que não foi oferecido mais alojamento aos heterossexuais do que aos homossexuais, que os homens gays receberam menos respostas positivas do que as mulheres gays e que grande parte das respostas positivas são dadas por mulheres. Constata-se que as características do alojamento não são determinantes na disponibilidade oferecida mediante a orientação sexual e que a resposta aos turistas gays foi tendencialmente mais demorada. Problemas de discriminação e falta de sensibilidade podem ter consequências prejudiciais para o destino. Esta investigação pretende contribuir para a melhoria contínua dos serviços prestados pelos diferentes stakeholders do setor do turismo.
- Tourist destination image and consumer behaviour : the case of the AzoresPublication . Melo, Helena Maria Pascoal; Moniz, Ana Isabel Arruda; Silva, FranciscoNowadays places seek to become more distinctive in an increasingly competitive market and the image is a decisive element in the selection of a tourist destination. This research aims to understand the overall image of the Azores as a tourist destination from major source markets, and also aims to ascertain the level of satisfaction and future expectations of these markets concerning the region. The literature review addresses the definition of tourist destination image and the issue of satisfaction since these influences the intention to return and / or intention to recommend the tourist destination. The results indicate that: (1) the overall image influence satisfaction and intention to recommend and/or return to the tourist destination; (2) satisfaction influence the intention to recommend and/or return to the tourist destination. We also verified that most of the tourists are very satisfied with the destination in study, as well as a very positive overall image about the Azores.