Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre. (Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DEDU - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Author "Almeida, Liseta do Carmo Moniz"
Publication . Almeida, Liseta do Carmo Moniz; Condessa, Isabel
O presente Relatório de Estágio enquadra-se no âmbito da formação do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e tem como objetivo principal fundamentar e refletir as práticas dos estágios pedagógicos, realizados no pré-escolar e no 1.º ciclo do ensino básico.
No nosso estágio propusemo-nos a aprofundar o Jogo e a Motricidade nos contextos escolares, tentando tornar evidente os seus contributos para o desenvolvimento integral da criança, em idade pré-escolar e escolar e a sua aprendizagem.
Neste documento, tentamos fazer uma descrição, análise e reflexão do trabalho realizado nas duas escolas de estágio, quer nas práticas educativas e pedagógicas em ambos os contextos, quer no estudo de aprofundamento efetuado.
No percurso dos dois estágios, tendo em vista o melhoramento da qualidade das práticas educativas e um acréscimo de aprendizagem das crianças/alunos, decidimos recolher a opinião e práticas sobre o jogo e a motricidade, apurando nas escolas os espaços e as práticas realizadas por profissionais, práticas que se podem estender desde a sala de aula até ao recreio escolar. A partir dos resultados obtidos através dos inquéritos por questionário aplicados aos Educadores/Professores (n= 25), assim como, das entrevistas realizadas as Auxiliares de Educação (n=8) e das observações da estagiária, verificámos resultados que validam a importância de se pensarem os espaços, recursos e atividades, quer no recreio, quer em sala de aula.
Podemos dizer que a nossa prática, onde tivemos a oportunidade de por em prática tudo o que aprendemos ao longo do nosso percurso académico, foi uma experiência enriquecedora, tanto a nível pessoal como profissional e preparou-nos para poder alcançar novos horizontes na área da educação.