Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre. (Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DED - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by Author "Alves, Adriana Filipa Sousa"
Publication . Alves, Adriana Filipa Sousa; Tiago, Maria Teresa Borges
As TICs têm sido fundamentais na modernização e transformação digital do setor público e seus serviços. Como resultado, temos assistido a uma mudança do paradigma da própria gestão pública. O processo de transição digital contribui para uma melhor compreensão das necessidades e expectativas dos cidadãos e das empresas, permitindo a melhoria e otimização da prestação de serviços públicos, adjuvados pela tecnologia.
A transformação digital nos governos é essencial para melhorar as relações com a sociedade e resolver problemas sociais, externa e internamente, contribuindo para fluxos de trabalho mais satisfatórios, simples e menos dispendiosos. Portanto, espera-se que os serviços públicos digitalizados sejam mais fluidos, dinâmicos e intuitivos e reconhecidos como tal pelos utilizadores: cidadãos e organizações.
Com este quadro teórico de base procurou-se neste trabalho aferir quais os determinantes da satisfação do cidadão enquanto utilizador dos serviços públicos digitais. Os resultados sugerem que a tipologia de serviços influencia a satisfação do utilizador. Acresce, ainda, a reconhecida influência da experiência dos cidadãos com as tecnologias como influenciador significativo da perceção da funcionalidade e do valor destes serviços digitais. Embora existam algumas limitações no presente trabalho, os resultados permitem incrementar o conhecimento sobre o processo de valorização da tecnologia pelos cidadãos e consequentemente, ser empregue para melhorar o desempenho digital dos serviços públicos e a própria orientação para o
cliente.