Departamento de Economia e Direito
Permanent URI for this community
Browse
Browsing Departamento de Economia e Direito by advisor "Canto, Antónia Silva Melo Tavares do"
Now showing 1 - 4 of 4
Results Per Page
Sort Options
- A contabilidade financeira: O caso da MECALQUE – Contabilidade, Auditoria e Fiscalidade, Lda.Publication . Câmara, Micaela Fernanda Medeiros; Canto, Antónia Silva Melo Tavares do; Teixeira, João Carlos AguiarO presente trabalho consiste num relatório de estágio elaborado no âmbito do segundo ano do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Finanças e Contabilidade, lecionado na Universidade dos Açores. O estágio, com duração de seis meses, teve início no dia 1 de outubro de 2022 e decorreu no departamento de contabilidade da MECALQUE – Contabilidade, Auditoria e Fiscalidade, Lda., cuja principal atividade é a prestação de serviços de contabilidade, fiscalidade e auditoria. Ao longo do relatório de estágio desenvolvem-se seis capítulos: a introdução, o enquadramento teórico sobre a contabilidade, a caracterização da empresa, as atividades desenvolvidas no estágio e, por último, a conclusão. A contabilidade, como sistema de informação, acompanhou o desenvolvimento da sociedade e transformou-se numa importante ferramenta de suporte para o alcance de objetivos e para o apoio na tomada de decisões de gestão. A empresa MECALQUE tem uma presença sólida no mercado dos Açores, pautada pela qualidade dos serviços prestados e pelas relações duradouras que possui, algumas das quais com mais de 40 anos de existência. A aposta da empresa na modernização dos processos, como a contabilidade digital e a presença nos meios de comunicação digitais, permitem que esta se diferencie e aumente quota de mercado. Por fim, a execução das atividades desenvolvidas no estágio, nomeadamente, as práticas de controlo interno, as obrigações fiscais e declarativas, e as operações de fim de exercício, necessitaram de conhecimentos contabilísticos sólidos, adquiridos durante a licenciatura e o mestrado.
- Marketing Digital: O caso da WortenPublication . Alves, Paulo Rúben Macedo Silveira; Rocha, Maria Luísa Silva; Canto, Antónia Silva Melo Tavares doA presente dissertação surge no âmbito do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Marketing. A escolha do tema advém do gosto pela área do marketing, e pelo facto de a mesma possuir nos dias de hoje uma importância acrescida para o desenvolvimento de uma empresa/marca no mercado. Através dos procedimentos estatísticos adotados, pretende-se, não só, compreender os comportamentos dos consumidores, mas também, averiguar os benefícios que as empresas têm ao adotar por uma transição digital e, cumulativamente, delinearem procedimentos estratégicos que reforcem o relacionamento com os clientes, obtendo, assim, uma vantagem competitiva face à concorrência. A transição do marketing tradicional para o marketing digital vai além da mudança das plataformas utilizadas, envolve uma transformação na maneira como as marcas interagem com os consumidores e a maneira como definem as suas estratégias de mercado. Isso não é apenas uma resposta à evolução tecnológica, mas também uma necessidade devido à mudança no comportamento dos consumidores e às novas exigências e necessidades de um mercado cada vez mais competitivo, informado e complexo. A personalização é fundamental nessa nova abordagem de forma a oferecer experiências relevantes e impactantes para cativar e manter os clientes. De forma a ter uma perspetiva mais direta com a realidade, para além da revisão da literatura, foi realizado um questionário online, por via das redes sociais Facebook e Instragam, que obteve 232 respostas. Os resultados, obtidos pelo questionário efetuado, indicam que a presença nos media sociais influencia a imagem de uma marca, e que deve ser efetuado um investimento numa comunicação e presença forte nos mesmos, de forma a obter uma maior abrangência de públicos, que não seria alcançada de forma tradicional, ao mesmo tempo que se constrói uma relação forte e de comunicação bilateral. É notória a importância dada à forma como o website está organizado, sendo um dos pontos principais a ter em conta, uma vez que é a porta de entrada no ato de compra online, num mercado que cada vez mais passa pelo processo de transformação digital.
- Os sistemas de incentivos como medida de apoio às empresas nos Açores: O caso da Direção Regional do Comércio e IndústriaPublication . Rodrigues, Pedro Miguel Gonçalves; Canto, Antónia Silva Melo Tavares do; Rocha, Maria Luísa SilvaO presente relatório de estágio é criado no âmbito do 2.º ano, do Mestrado em Ciências Económicas e Empresariais, com especialização em Finanças e Contabilidade, da Universidade dos Açores. O estágio realizou-se na Direção Regional do Comércio e Indústria, no concelho de Ponta Delgada, ilha de São Miguel, Açores, com início a 1 de outubro de 2021 e termo a 30 de junho de 2022. Neste relatório é exposto uma contextualização da entidade onde foi desenvolvido o estágio, a Direção Regional do Comércio e Indústria, incluindo os diversos serviços vocacionados para facilitar o acesso e exercício das atividades económicas, através da desmaterialização de processos e simplificação de procedimentos. Além disso, apresenta-se com base na legislação em vigor, o Programa de Apoio à Restauração e Hotelaria para a aquisição de produtos açorianos e a medida de apoio de Acesso aos Mercados, inserida no Subsistema de Incentivos para a Internacionalização, prevista no Sistema de Incentivos para a Competitividade Empresarial – Competir+. Inclusive, é desenvolvida uma análise geral aos dados recolhidos, entre o período de 2017 a 2021, às medidas de apoio em causa, e destaca-se a ilha de São Miguel como a ilha mais representativa, em relação às restantes ilhas do Arquipélago dos Açores, no que diz respeito ao número total de candidaturas efetivadas e ao montante de apoio a elas associadas. Descrevem-se as atividades desenvolvidas na entidade no decorrer do estágio, no que toca ao Programa de Apoio à Restauração e Hotelaria para a aquisição de produtos açorianos e à medida de apoio de Acesso aos Mercados. Ainda, efetua-se uma análise crítica à entidade gestora responsável pelas medidas de apoio às empresas nos Açores explanadas neste relatório, aos apoios em si, bem como às atividades desenvolvidas no progresso do estágio, e consequente, na utilização dos conhecimentos adquiridos na licenciatura e mestrado.
- Soledade & Filhos: Marketing digital no comércio de tintasPublication . Santos, Pedro Henrique Isidoro; Moniz, Ana Isabel Damião de Serpa Arruda; Canto, Antónia Silva Melo Tavares doA aposta no marketing digital por parte das empresas da Região Autónoma dos Açores tem vindo a aumentar exponencialmente, com muitas a investirem neste tipo de canal de comunicação, no âmbito de uma estratégia de comunicação integrada de marketing. Os benefícios do marketing digital para atrair clientes ou ampliar a imagem de uma empresa ou marca na internet são notórios e há cada vez mais consciência disso. Neste sentido, muitas empresas, de variadas dimensões, já tomaram o primeiro passo visando escalar, com maior facilidade, as barreiras que existem entre elas e os seus públicos. Alguns dos benefícios incluem a relativa facilidade de implementação, o seu baixo custo – embora, na época corrente, e seguindo as reviravoltas do “algoritmo”, se se quer visibilidade numa publicação, para além de alguns seguidores assíduos, tornou-se imperativo pagar por esta exposição, que deveria já existir por padrão, como outrora foi –, a possibilidade de atingir um grande alcance e o impacto positivo que isso pode ter nas vendas, geradas através da propagação de publicações promocionais nas redes sociais, para além do aumento da notoriedade da marca, a fidelização de clientes e a flexibilidade para fazer ajustes. O presente relatório descreve a experiência realizada durante o estágio profissional na área de marketing digital e gestão de redes sociais realizado na SF - Soledade & Filhos, Lda., uma empresa de comércio a retalho de tintas e vernizes, que desenvolve a sua atividade na ilha de São Miguel, nos Açores. Começa-se por efetuar um enquadramento teórico sobre o significado do marketing no séc. XXI e a crescente importância do marketing digital como ferramenta de comunicação, para depois se centrar na caraterização da empresa e na descrição das atividades realizadas pelo estagiário. O relatório prossegue com a aplicação das principais ferramentas de marketing estratégico ao contexto da empresa. Por último, apresenta-se uma apreciação crítica do estágio, realçando as competências adquiridas e as que foram postas em prática pelo estagiário.