Departamento de Informática
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Browsing Departamento de Informática by advisor "Dinis, Raquel"
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- Contributos das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação InclusivaPublication . Tavares, Hélder Luís Botelho; Santos, Ana Isabel; Dinis, Raquel; Guerra, HéliaO presente relatório de estágio, denominado “Contributos das Tecnologias da Informação e Comunicação para a Educação Inclusiva”, teve por objetivo explorar o papel das TIC como promotoras da Educação Inclusiva, proporcionando uma análise das práticas pedagógicas que valorizam a diversidade de capacidades, perfis culturais e socioeconómicos dos alunos. A inclusão na educação baseia-se na adaptação dos conteúdos e estratégias pedagógicas para atender às diferentes necessidades de aprendizagem. As TIC mostram-se facilitadoras nesse processo, ao permitir a personalização dos conteúdos e a acessibilidade em diversos formatos (texto, áudio, vídeo), promovendo maior motivação, envolvimento e participação dos alunos e estimulando uma aprendizagem equitativa. A intervenção pedagógica realizada nos diferentes níveis de ensino destacou-se pela aplicação de metodologias diversificadas, estratégias inovadoras que promoveram o desenvolvimento de competências em pensamento computacional, robótica educativa e tecnologias digitais. As atividades planeadas e adaptadas atenderam às necessidades específicas dos alunos, consolidando os conceitos teóricos por meio de estratégias inclusivas e alinhadas ao currículo e aos contextos educativos. O estudo sobre as representações de educadores de infância e professores dos Ensinos Básico e Secundário sobre as TIC e a sua relação com a Educação Inclusiva realça a importância das TIC na criação de ambientes aprendizagem inclusivos, onde são reconhecidas como essenciais para uma prática pedagógica acessível. No entanto, foram identificadas barreiras, como a falta de formação contínua dos professores e de recursos tecnológicos adequados, apontando a necessidade de investimentos em infraestrutura tecnológica escolar. Além disso, o estudo evidencia o potencial das tecnologias emergentes, como a Inteligência Artificial e a Robótica Educativa, para enriquecer as estratégias pedagógicas inclusivas, incentivando o desenvolvimento da autonomia e do pensamento crítico nos alunos. Conclui-se, portanto, que, para uma Educação Inclusiva de qualidade, são essenciais o investimento em formação contínua e o apoio pedagógico para superar os desafios encontrados. Os resultados indicam que, embora os professores dos primeiros ciclos do Ensino Básico se sintam mais preparados para utilizar as TIC, os educadores de infância e os professores do Ensino Secundário manifestam a necessidade de maior apoio e formação nesta área.