DESMG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
Permanent URI for this collection
Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DESMG - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Fernandes, Carla Sílvia Neves da Nova"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- Qualidade de vida dos idosos do Concelho da Praia da VitóriaPublication . Azevedo, Manuela Fátima Silva; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Fernandes, Carla Sílvia Neves da NovaAs alterações demográficas do envelhecimento e a qualidade de vida das pessoas idosas são preocupações que nos levaram a realizar este estudo científico que tem como objetivo perceber a qualidade de vida dos idosos do Concelho da Praia da Vitória com 75 e mais anos. O estudo pretende saber qual a perceção que os idosos têm acerca da qualidade de vida, doença, vida independente, relações sociais, sentidos e bem-estar psicológico, caraterizar as variáveis sociodemográficas (idade, género, estado civil e escolaridade), o nível de rendimento mensal dos mesmos e analisar a qualidade de vida face às características dos idosos e a cada uma das suas varáveis. Do Universo identificado a partir do Centro de Saúde da Praia da Vitória, de 1518 pessoas idosas com idades iguais ou superiores a 75 anos foi criada uma amostra estratificada por freguesias no total de 304 pessoas idosas. O instrumento de medida utilizado para medir a perceção dos idosos sobre a qualidade de vida foi um questionário com Alpha de Cronbach de 0,8 composto pela escala IAQdV de Fonseca et al., (2009). Da análise dos resultados obtidos constatou-se que a idade média é de 80,7 anos, o género mais representado foi o feminino, os idosos possuem o ensino básico sendo na maioria casados e tendo em média o rendimento mensal no valor compreendido entre 201€ e 400€. Nenhuma das variáveis sociodemográficas estabeleceu diferenças significativas com a qualidade de vida. Pelo contrário, todas as outras variáveis do estudo estabeleceram diferenças significativas com a qualidade de vida. Sobre a perceção da qualidade de vida global, verificamos que 39,8 % dos idosos da amostra a referiu como suficiente.
- Qualidade de vida no domicílio para além da ventilação não invasivaPublication . Baião, Vitorino da Silva Oliveira; Martins, Maria Manuela Ferreira Pereira da Silva; Fernandes, Carla Sílvia Neves da NovaAs doenças crónicas estão associadas com frequência às pessoas de maior idade particularmente as com mais de 65 anos, e, entre as doenças crónicas com maior incidência destacamos as respiratórias. A Organização Mundial de Saúde, em 2000, apresentou a doença respiratória crónica como a quarta causa de morte a nível mundial. O flagelo das doenças respiratórias crónicas é uma realidade cada vez mais abrangente na sociedade actual, daí que a ventilação não invasiva (VNI) efectuada no domicílio seja hoje em dia, uma evidência cada vez mais forte. A VNI define-se pelo apoio ventilatório fornecido através de um interface não invasivo, tal como máscara nasal ou máscara facial, que tem como vantagem não necessitar de entubação endotraqueal. O presente trabalho centra-se numa abordagem quantitativa, exploratório descritivocorrelacional. A amostra é constituída por 99 idosos residentes na Ilha Terceira, a realizar ventilação não invasiva no domicílio. A recolha de dados foi realizada através da aplicação de um questionário, no qual estão incluídos os instrumentos Índice de Barthel e o WHOQOL – Bref. A finalidade desta investigação é contribuir para um conhecimento mais aprofundado sobre a qualidade de vida dos idosos que realizam ventilação não invasiva no domicílio, de forma, a poder vir a desenvolver-se uma intervenção mais específica a esta população. Dos resultados destaca-se que maioritariamente os participantes são homens, de idade compreendida entre os 65 e os 69 anos de idade, a viver em família nuclear, com o primeiro ciclo de escolaridade, reformados, casados, do Concelho de Angra do Heroísmo, da Freguesia da Conceição, a realizar VNI através de Cpap, há menos de 48 meses, com tratamento prescrito e efectuado de 7 a 12 horas de VNI por dia, no quarto de cama, à noite, sem oxigenoterapia, independentes ou com dependência ligeira, e com uma qualidade de vida média, superior à média dos domínios do WHOQOL-Bref. Como conclusão, destaca-se que a qualidade de vida dos idosos da Ilha Terceira que realizam ventilação não invasiva no domicílio, situa-se acima do valor médio em todos os domínios quando se usa o WHOQOL-Bref.