DED - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis
Permanent URI for this collection
Também documentos cujo grau seja igual ou mais elevado que TESE DE DOUTORAMENTO, mas não siga a Convenção de Bolonha, são colocados nesta categoria.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
Browse
Browsing DED - Teses de Doutoramento / Doctoral Thesis by advisor "Santos, Carlos Alberto da Silva Melo"
Now showing 1 - 2 of 2
Results Per Page
Sort Options
- As companhias aéreas de baixo custo e o turismo nos Açores : perfis dos visitantes e a estrutura dos gastosPublication . Câmara, Gualter Fernandes Martins; Vieira, José Cabral; Silva, Francisco José Ferreira; Santos, Carlos Alberto da Silva MeloAs companhias aéreas, pela sua influência na mobilização de recursos e pessoas, são passíveis de gerar impactos a vários níveis na economia. As companhias de baixo custo, em particular, geraram uma nova procura de tráfego aéreo, aumentaram a frequência das viagens e potenciaram novos destinos turísticos. Assim, atendendo ao atual paradigma e à importância das companhias aéreas, esta tese visa analisar os determinantes da escolha do tipo de companhia de transporte aéreo por parte dos visitantes dos Açores e o efeito da entrada destas companhias no espaço aéreo dos Açores nos determinantes do perfil de gastos, no número de dormidas e na escolha da tipologia de alojamento. Para o efeito, foram utilizados diferentes métodos de análise estatística que serviram de base para o estudo empírico. Os resultados revelam, em primeiro lugar, que as características socioeconómicas como idade e a nacionalidade são determinantes da escolha do tipo de companhia aérea, por parte dos viajantes. Ao considerar a escolha do viajante em função de três tipos de voo, os resultados indicam que a entrada de companhias aéreas de baixo custo (CBC) gera um aumento e diversificação do tipo de viajantes. Em segundo lugar, foram encontradas evidências que os determinantes das despesas dos turistas variam em função da entrada de CBC, o que permite, desde logo, concluir que estas companhias potenciam um novo perfil de turista. Em terceiro lugar, os resultados comprovam que os turistas que viajam para os Açores em CBC tendem a permanecer menos dias no destino, e que estes podem deter outras características que os predispõem a estadias mais curtas. Por último, os resultados sugerem que as características relacionadas com a viagem são variáveis determinantes na escolha do tipo de alojamento.
- TourExponomy : a influência das experiências turísticas na imagem do destino turístico AçoresPublication . Melo, Helena Maria Pascoal; Moniz, Ana Isabel Arruda; Silva, Francisco José Ferreira; Santos, Carlos Alberto da Silva MeloO turismo é um setor experience intensive. Com o aumento da competição, o desenvolvimento de experiências turísticas únicas, memoráveis e personalizadas, que atendam às necessidades e desejos dos consumidores contemporâneos, são um fator crítico de sucesso para os destinos turísticos. As experiências turísticas e a imagem do destino são reconhecidas como antecedentes importantes do comportamento dos turistas. Com base na revisão da literatura foi criado um modelo conceptual sobre a relação entre a experiência turística e a imagem do destino. Sete hipóteses foram geradas. Foram inquiridos 384 turistas dos principais mercados emissores para os Açores. A pesquisa empírica foi realizada na Ilha de São Miguel, com base na metodologia quantitativa, sobre a opinião dos turistas considerando a perceção inicial e in loco. Os resultados do estudo confirmam, parcialmente, que: (1) algumas motivações influenciam a experiência; (2) algumas fontes de informação influenciam a experiência; (3) a imagem inicial do destino turístico influencia a experiência; (4) a experiência influencia a imagem in loco do destino turístico; (5) a experiência influencia a satisfação do turista; (6) a experiência influencia a memória; e (7) a experiência turística influencia a intenção de regressar/e ou recomendar o destino turístico. A investigação integra duas vertentes fundamentais da pesquisa sobre a experiência turística (i.e., a perspetiva económica adaptada ao turismo, e a perspetiva emocional) em comunhão com a imagem do destino turístico, colmatando, assim, três lacunas neste domínio: (1) o estudo da imagem in loco; (2) o estudo da experiência turística no destino e a sua influência na imagem; e (3) o estudo da influência das experiências emocionais no comportamento do consumidor.