DCEA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis
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Dissertação de Mestrado. Nível intermédio de uma dissertação (4 ou 5 anos de estudo). Contempla também dissertações do período pré-Bolonha para graus académicos que agora são reconhecidos como grau de mestre.
(Aceite; Publicado; Actualizado).
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Browsing DCEA - Dissertações de Mestrado / Master Thesis by advisor "Arroz, Ana Margarida Moura"
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- Impacto da exposição Insetos em Ordem nas perspetivas e conhecimentos de crianças açorianas acerca de insetos e da naturezaPublication . Mendes, Flávia Alexandra Vieira; Arroz, Ana Margarida Moura; Gabriel, Rosalina Maria de AlmeidaUm dos grandes desafios que se coloca aos cidadãos do século XXI consiste na preservação do ambiente, sendo cada vez mais assumida a necessidade de salvaguarda da equidade entre gerações, assente num modelo de desenvolvimento sustentável. Assim sendo, e para garantir a sustentabilidade do planeta, há necessidade de trabalhar a problemática ambiental, sobretudo devido aos sérios problemas que têm de ser enfrentados, nomeadamente a perda de biodiversidade, a poluição, as alterações climáticas e muitos outros. A divulgação científica é fundamental para o desenvolvimento da ciência, uma vez que esta é responsável pela divulgação de resultados de estudos e pesquisa para a população em geral, garantindo que haja circulação e apropriação de novas ideias. A divulgação científica pode ser aliada às atividades escolares como complemento ao ensino formal. Neste âmbito surge a exposição “Insetos em Ordem”, uma exposição científica interativa, visando transmitir o “segredo” da identificação biológica de animais pequenos e geralmente considerados como muito difíceis de identificar. A exposição desenvolve-se em várias etapas, e tem como objetivo classificar um incesto verdadeiro (envolvido por resina acrílica) na sua Ordem; é um processo sequencial em que, a partir da presença ou ausência de características morfológicas o visitante avança no espaço, alcançando finalmente um painel com a descrição da Ordem de cada exemplar. A exposição foi criada com o objetivo de dinamizar e dar maior visibilidade a atividades científicas e culturais em curso, bem como de valorizar e rentabilizar os melhores recursos nacionais de divulgação científica, mas até agora não foi feita nenhuma avaliação formal junto do público-alvo a que se destinava, para perceber qual o seu impacto. Assim, o objetivo desta tese é avaliar a exposição para saber se foram produzidos os impactos desejados junto de alunos do 1º e 2º Ciclo do Ensino Básico. A avaliação dos conhecimentos foi feita com um questionário realizado antes, no dia seguinte e cerca de seis semanas depois da visita. O questionário, com perguntas abertas e de resposta forçada, associação livre de palavras e desenho, permite avaliar os conhecimentos e atitudes na área da biodiversidade. A filmagem em vídeo permite aceder às emoções e sensações demonstradas pelas crianças ao contactarem pela primeira vez com o inseto a classificar. Desta forma, avaliámos os aspetos positivos e negativos da exposição junto de crianças, de modo a verificar quais os aspetos a transferir para outras exposições, as possíveis melhorias a introduzir, com o objetivo de obter um instrumento interessante para avaliar o contributo para a divulgação científica de iniciativas similares. Os resultados deste estudo mostram que esta exposição permitiu contornar algumas das resistências das crianças face a estes organismos. Verificou-se que a visita das crianças à exposição Insetos em Ordem pode ser considerada uma boa estratégia de ensino, uma vez que as crianças gostaram da visita e a maioria voltaria a repetir porque aprenderam e foi divertido ao mesmo tempo.
- Impacto de uma intervenção educativa sobre resíduos sólidos urbanos no município de Namibe : contributos para a elaboração de um modelo de educação ambientalPublication . Culo, Job Moniz da Silva; Gabriel, Rosalina Maria de Almeida; Arroz, Ana Margarida MouraA produção de Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) é uma consequência inevitável da forma como o Homem se tem relacionado com a natureza. Todavia o maior ou menor grau de poluição por eles originados, deve-se sobretudo a deficiência da sua gestão, o que sucede em muitas comunidades, nomeadamente aquelas onde pretendemos intervir. De facto, a falta de sensibilização, planeamento, gestão e intervenção são preocupantes no município do Namibe, uma zona com características desérticas, situada no sudoeste de Angola. A educação dos jovens é um dos primeiros passos para a sensibilização da população, já que estes podem intervir para promover o bem-estar das comunidades e auxiliar na mitigação do problema. Sendo assim, os objectivos deste trabalho incluem: (1) a realização de intervenções de Educação Ambiental no âmbito dos Resíduos Sólidos Urbanos que permitam enriquecer, simultaneamente, o currículo escolar com a exploração de temas transversais e promover uma cidadania ativa junto de 70 alunos da 7ª classe do I Ciclo do Ensino Secundário em duas escolas da cidade do Namibe (Escola 1º de Maio e Escola São João Paulo II), bem como junto dos seus pais e encarregados de educação; (2) a avaliação dos resultados e dos impactos dessa intervenção educativa; e (3) conceber um modelo de promoção de Educação Ambiental na Escola para o Município do Namibe, promovendo o interesse e participação das comunidades em acções concretas. A metodologia utilizada incluiu uma avaliação diagnóstica (inquéritos por questionário em Março de 2015), a intervenção educativa propriamente dita, teve a duração de oito meses (32 h de aulas teóricas e 48 h de trabalhos nos jardins, sanidade da escola, uso racional da água, deposição e recolha dos resíduos) e finalmente uma recolha de dados finais (inquérito por questionário em Abril de 2016). Além dos questionários foram ainda obtidos desenhos sobre o ambiente e foi feita uma avaliação de comportamentos, como a recolha de pilhas usadas. Os pais e encarregados de educação (PEE) também foram inquiridos, no final da intervenção. Os resultados mostram que as crianças têm perspectivas mais negativas de ambiente do que os seus PEE, valorizando mais os resíduos e a higiene. Todos reconhecem a existência de um problema ambiental relacionado com os resíduos sólidos no bairro Forte de Santa Rita, onde residem. A maioria das crianças afirma caminhar em média 20 minutos para se descartar dos resíduos sólidos produzidos pela família, embora os PEE estimem valores ainda mais elevados. As crianças envolveram-se seriamente no concurso “Vamos separar pilhas”, coligindo centenas de pilhas junto dos seus agregados familiares e amigos. As crianças defendem a separação de RSU sobretudo para poder viver num local organizado e limpo, evitar doenças e para melhoria do ambiente. As crianças responsabilizavam sobretudo a Administração Comunal e a Administração Municipal pela correcta gestão dos RSU, mas após a intervenção educativa essa responsabilidade passou a ser assumida por “todos”, opinião partilhada pelos PEE. Também após a intervenção, a maioria das crianças acha possível acabar com as lixeiras no município do Namibe, o que não acontecia antes. A avaliação desta intervenção educativa possibilitou maior sensibilização e informação dos alunos e seus pais (como previsto), sensibilização dos professores e corpos gerentes das escolas (efeito adicional) e também estimulou a recolha e separação de pilhas. Esta atividade enriqueceu o currículo escolar, produziu alterações nos conhecimentos e opiniões dos alunos e sensibilizou os seus pais e encarregados de educação, bem como os professores. Os alunos e os seus PEE atribuem grande importância à disciplina de Educação Ambiental, porque educa o homem a gostar e cuidar do ambiente, com vista à sua preservação e ao desenvolvimento da qualidade de vida, maior organização e salubridade no município. Por outro lado, a existência da disciplina de Educação Ambiental é valorizada porque tem como objectivo ensinar a conhecer mais o ambiente, ser higiénico, preparar o futuro, não permitindo que esta geração cometa os mesmos erros que a do passado o que ajudará o homem a viver num clima apropriado com água à disposição e boa alimentação. Em função da relevância atribuída à disciplina de Educação Ambiental e dos resultados obtidos neste estudo é suportado um modelo interdisciplinar para a sua lecionação, em vez do actual modelo multidisciplinar. As mudanças de atitudes por parte dos alunos, pais e encarregados de educação, bem como dos professores devem ser trabalhadas nas famílias, escolas e outros sectores da sociedade. O Governo deve evidenciar mais esforços no sentido de minimizar os problemas na gestão do tratamento dos Resíduos Sólidos Urbanos, bem como na conservação e preservação do meio ambiente para permitir que as escolas e cidades tenham um saneamento básico regular.
- Património imaterial etnobotânico na Serra do Buçaco : relevância e estratégias de preservaçãoPublication . Branco, Soraia Patrícia Lousado; Gabriel, Rosalina Maria de Almeida; Arroz, Ana Margarida MouraO conhecimento tradicional sobre as plantas faz parte do património imaterial de cada povo e nos vários estudos etnobotânicos realizados até à data tem-se observado que este está em declínio. Em alguns países da Europa este conhecimento já é considerado perdido, mas sendo Portugal um dos países Europeus com mais população a viver em áreas rurais é ainda possível encontrar quem viva em íntima relação com as plantas e saiba usá-las para vários fins. Existe por parte da comunidade científica interesse em resgatar este conhecimento quer para manutenção do património e identidade culturais, quer como estratégia de valorização do património natural, quer pela utilidade que este conhecimento pode ter como complemento do conhecimento científico. O presente estudo foca-se na Serra do Buçaco por ser um dos bastiões de diversidade botânica do país e contar com comunidades rurais residentes nas proximidades. Os três grandes objetivos deste trabalho foram 1) Recolher o conhecimento tradicional etnobotânico quer por escrito quer em vídeo; 2) Analisar as dinâmicas intergeracionais de transmissão de conhecimentos e a sua continuidade; 3) Perceber se existe interesse por parte dos habitantes da Serra em que este conhecimento seja preservado e de que maneiras. Foram aplicadas entrevistas semi-estruturadas em nove aldeias, a um total de 60 entrevistados, de ambos os sexos e diferentes idades pertencentes a três gerações diferentes dentro de cada família, a viver ou não nas comunidades rurais. Registaram-se no total 99 taxa pertencentes a 42 famílias botânicas. Foram mencionados 115 usos específicos diferentes para estas plantas, tendo estes usos sido agrupados em sete categorias de uso. A Geração mais velha (G1) mencionou mais 47% plantas diferentes do que a geração mais nova (G3). O maior número de citações foi registado nas entrevistas aos informantes com idades compreendidas entre 61 e 70 anos, e o número mais baixo nas entrevistas aos informantes menores de 20 anos. As mulheres mencionaram, no geral, mais plantas do que os homens. Os elementos da G3 admitiram saber menos 70% da informação acerca do uso e procedimentos das plantas que mencionaram do que os seus avós. Contudo a grande maioria dos entrevistados (97%), mesmo os mais novos, considera que é importante preservar o conhecimento etnobotânico. Existe bastante interesse por parte da geração intermédia em saber mais sobre este assunto, e os conhecimentos tradicionais continuam a ser transmitidos, sobretudo por via familiar. Existem vários fatores que condicionam a utilização das plantas por parte dos habitantes da Serra, muitos deles inerentes a tendências próprias da evolução humana, mas também devido a alterações na abundância das espécies úteis nos ecossistemas naturais. Estudos como este ajudam-nos a perceber a importância cultural das plantas para as pessoas fornecendo argumentos a favor da conservação do património natural.