Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
Prólogo; Introdução; Sumário | 796.76 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A configuração que o conhecimento reveste no domínio das ciências, em geral, constitui o tema do presente volume, com o propósito de compreender os suportes que lhe conferem consistência e verdade. As particularidades das disciplinas que formam as ciências humanas e da natureza distinguem as formas de lidar com as questões relativas à elaboração do conhecimento do mundo e de nós mesmos. Sem deixar de atender a estas diferenças, tentaremos acompanhar a formação das noções e problemas que foram modelando a ideia de ciência como uma atividade que obedece aos planos da razão, sejam de teor operativo, sejam do domínio das significações (I¬ III). Incluiremos também uma referência circunstanciada às principais correntes do pensamento epistemológico (IV¬ VI), dando particular atenção à proposta que o neopositivismo protagonizou para definir as bases da demonstração e verificação dos enunciados científicos, bem como às posições críticas que suscitou por parte de Karl Popper, Thomas Kuhn, Imre Lakatos, Michel Foucault e outros, mas também Delfim Santos e Fernando Gil. Uma atenção especial é também concedida a Bachelard e Piaget, pela influência que exerceram no pensamento e na cultura portuguesas.
Description
O presente volume corresponde ao desenvolvimento do programa da disciplina de Epistemologia, constante do relatório apresentado para provas de agregação em Filosofia, realizadas na Universidade dos Açores, em 7 e 8 de Julho de 2000.
Keywords
Ciência Experiência Falsificabilidade Lei Método Paradigma Teoria
Citation
"Introdução à Epistemologia: Conhecimento, Verdade e História", Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, Coleção Estudos Gerais. Série Universitária, 2002, 282 pp.
Publisher
Imprensa Nacional-Casa da Moeda