Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10400.3/4672
Título: Os Transgénicos estão por aí
Autor: Tavares, João
Palavras-chave: Agricultura
Genética
Hereditariedade
OGM
Selecção Natural
Transgénicos
Data: 19-Jun-2015
Citação: Tavares, J. (2015). Os transgénicos estão por aí. Mesa Redonda “TransGÉNIOS ou TRANSgénicos?", Expolab, Centro de Ciência Viva: Lagoa, Açores, 19 de junho de 2015 (Diapositivos).
Resumo: Não há uma definição concreta sobre Transgénicos (OGM - Organismo Geneticamente Modificado). Porém, os cientistas usam-na para “qualquer organismo cujo material genético tenha sido modificado de uma forma que não ocorra naturalmente por reprodução sexuada e/ou recombinação natural”. A genética teve um papel essencial no desenvolvimento espectacular verificado na agricultura. Ela é responsável pelo menos pela metade do progresso realizado durante os últimos séculos. Porém, a ligação entre agricultura e genética remonta ao neolítico (cerca de 10.000 anos a.C.), quando os homens compreenderam que os grãos que serviam de alimento também eram sementes e davam plantas quase idênticas àquelas onde proviam, apareceu o agricultor. O primeiro agricultor foi um geneticista. Numa primeira etapa nasceu a selecção: o homem por observação seleccionou os grãos das plantas que produziam melhor. Esta selecção no mundo vegetal continua a base da genética. A dificuldade consiste em seleccionar as plantas cujas propriedades são hereditárias, dado que os organismos vivos têm também propriedades pouco transmissíveis que dependem muito do ambiente. Depois progressivamente na genética vegetal deu-se uma passagem da selecção ao melhoramento propriamente dito, procedendo a criteriosos cruzamentos. Porém, só se sai do empirismo no fim do séc. XIX, em 1865, quando o monge austríaco Gregor Mendel estabelece as leis da hereditariedade [...]
Descrição: Conferência no Expolab – Centro de Ciência Viva, no âmbito da mesa redonda “TransGÉNIOS ou TRANSgénicos”, Lagoa,19 de junho de 2015.
URI: http://hdl.handle.net/10400.3/4672
Aparece nas colecções:DBIO - Palestra / Lecture

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
conf_transgenicos-expolab.pdf10,23 MBAdobe PDFVer/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex MendeleyEndnote Degois 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.