Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

A importância geoestratégica dos Açores na política externa portuguesa durante a Segunda Guerra Mundial

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
APCC_LuisManuelVieiraAndrade_1988.pdf12.96 MBAdobe PDF Download

Advisor(s)

Abstract(s)

O arquipélago dos Açores ocupa uma posição privilegiada no Atlântico Norte, na medida em que fica situado entre a América do Norte e a Europa, facto que o torna ponto de passagem obrigatório para os navios e aeronaves que circulam não só entre aqueles dois continentes, como também destes para África, a América do Sul e o Médio Oriente. […]. Desde essa altura até aos nossos dias, a sua importância aumentou consideravelmente, atingindo o seu auge durante a Segunda Guerra Mundial, muito embora continuasse aquele arquipélago a desempenhar importante papel após o termo daquele conflito. Com a aparecimento das armas nucleares e a bipolarização das relações internacionais durante o período geralmente conhecido por “guerra fria”, através nomeadamente da formação de dois pactos antagónicos de natureza militar - NATO e Pacto de Varsóvia -, os Açores mantiveram, pelo menos em alguns aspectos, essa importância, proveniente primordialmente da sua situação geográfica que originou e determinou o seu valor geopolítico e geoestratégico. É, portanto, fundamental, ao iniciar este trabalho, ter em consideração vários conceitos, os quais em nosso entender são imprescindíveis a fim de melhor compreendermos a problemática referente à importância geopolítica e geoestratégica do arquipélago, que se prendem essencialmente com várias teorias desenvolvidas nos finais do século dezanove e nos primórdios do século vinte, sem as quais não seria possível uma compreensão efectiva no âmbito desta matéria. […].

Description

Trabalho de síntese, previsto pelo artigo 58.º do Estatuto da Carreira Docente Universitária, apresentado para efeito de prestação de provas de aptidão pedagógica e capacidade científica pelo Assistente Estagiário Luís Manuel Vieira de Andrade. Universidade dos Açores. Ponta Delgada, Maio de 1988.

Keywords

Estratégia Militar Geopolítica NATO Neutralidade Política Relações Internacionais Segunda Guerra Mundial Açores Portugal

Citation

Andrade, Luís Manuel Vieira (1988). "A importância geoestratégica dos Açores na política externa portuguesa durante a Segunda Guerra Mundial". Prova de Aptidão Pedagógica e Capacidade Científica, Universidade dos Açores, Ponta Delgada, 173 pp. [Consult. Dia Mês Ano]. Disponível em www:<http://hdl.handle.net/10400.3/6005>.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade dos Açores

CC License