Publication
Atividades lúdico-manipulativas no jardim de infância: estratégias promotoras de uma aprendizagem ativa e integrada
dc.contributor.author | Teixeira, Ricardo Emanuel Cunha | |
dc.contributor.author | Cascalho, José Manuel | |
dc.contributor.author | Oliveira, Diana Tavares | |
dc.date.accessioned | 2014-01-02T13:05:02Z | |
dc.date.available | 2014-01-02T13:05:02Z | |
dc.date.issued | 2013-12-21 | |
dc.description.abstract | Apresenta-se uma reflexão sobre algumas das atividades lúdico-manipulativas realizadas por crianças ao longo de um estágio no Pré-Escolar, no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, da Universidade dos Açores. Com as atividades discutidas neste artigo, pretende-se mostrar que os jogos matemáticos podem estimular a aprendizagem das crianças desde tenra idade, promovendo a interligação com outras áreas e domínios expressos nas Orientações Curriculares para a Educação Pré-Escolar. É importante referir que houve a preocupação em selecionar tarefas que trabalhassem os três temas matemáticos que normalmente se agrupam em números e operações, geometria e medida, e organização e tratamento de dados. A par desta escolha, optou-se também por apresentar tarefas que explorassem a resolução de problemas, o raciocínio matemático e a comunicação matemática, três capacidades transversais que devem ser trabalhadas desde cedo. Neste artigo, começa-se por apresentar uma breve fundamentação teórica, onde se destacam alguns autores que defendem a importância de se trabalhar a Matemática pela via lúdica, com recurso a jogos e também a materiais manipuláveis. Segue-se a apresentação das tarefas implementadas e, por fim, breves considerações finais que realçam os aspetos mais interessantes de cada tarefa apresentada, bem como a sua interligação a outras áreas e domínios. | por |
dc.identifier.citation | Cascalho, José; Oliveira, Diana; Teixeira, Ricardo (2013). "Atividades lúdico-manipulativas no jardim de infância: estratégias promotoras de uma aprendizagem ativa e integrada", «Jornal das Primeiras Matemáticas», 1, 21-33. | por |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.3/2510 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Associação Ludus/Associação para a Educação Matemática Elementar | por |
dc.subject | Jogos | por |
dc.subject | Materiais Manipuláveis | por |
dc.subject | Pré-escolar | por |
dc.subject | Aprendizagens Integradas | por |
dc.title | Atividades lúdico-manipulativas no jardim de infância: estratégias promotoras de uma aprendizagem ativa e integrada | por |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | por |
oaire.citation.endPage | 33 | por |
oaire.citation.startPage | 21 | por |
oaire.citation.title | Jornal das Primeiras Matemáticas | por |
oaire.citation.volume | 1 | por |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | article | por |